SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Símbolos: Pela inclusão, para a saúde e em segurança


Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Victor Gonzalez/Pascom Vicariato Urbano

Durante a tarde e a noite desta quinta-feira, 11 de julho, 6º dia de peregrinação pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, os símbolos da Jornada visitaram uma comunidade que acolhe a pessoas em situação de vulnerabilidade social, estiveram junto de profissionais de saúde, enfermos e familiares, abençoaram a Polícia Civil, parceira nos trabalhos da JMJ Rio2013 e o Santuário Nacional de Adoração Perpétua.

A Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora passaram pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), onde houve um breve momento de oração pelos enfermos. Em seguida, o destino foi a Capela São José, na Vila Mimosa - conhecida principalmente por seu trabalho de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, onde o Bispo Auxiliar Dom Luís Henrique lembrou que a fé é inclusiva e a sua vivência está ao alcance de todos.


- Essa presença dos símbolos quer significar a inclusão. A Igreja, nossa Igreja, Igreja de Cristo, é uma Igreja que inclui, que acolhe a todos os irmãos e irmãs, de boa vontade, porque é cheia de amor e da consolação que Jesus veio trazer para o mundo, destacou o Bispo.






O destino seguinte foi o Hospital Nacional do Câncer (Inca). Já na entrada, muitas pessoas, ansiosas, aguardavam pela chegada dos símbolos da Jornada. Mas foi o Ícone de Nossa Senhora que, ao ser levado por profissionais de saúde para o interior do local para um momento de oração, emocionou os presentes, que puderam perceber, na pintura que retrata o olhar terno da Mãe de Jesus, o consolo e a força que emanam da fé.

- Quando olhamos para o símbolo da Virgem Maria movemos esse hospital a um novo significado: passa a ser lugar de esperança, lugar da cura, da misericórdia, lugar onde o amor ao próximo acontece verdadeiramente, destacou o diretor da Pré Jornada, Padre Jefferson Merighetti.

- Eu não tenho nem palavras... Estou com meu marido internado aqui, mas, mesmo neste momento de sofrimento, eu peço por todos. Que todos sejam curados e abençoados, pela intercessão de Nossa Senhora, e que haja paz nos corações dos que estão sofrendo agora e precisam desse consolo, desejou Selma Pereira Alves.







“A Polícia Civil está pronta”

Seguindo o trajeto proposto, os símbolos visitaram a sede da Polícia Civil. Os policiais, cientes da sua missão social e da parceria que têm com a Arquidiocese do Rio, especialmente durante a JMJ Rio2013, apresentaram diante da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora seus trabalhos, pedindo proteção a Deus para tudo que a eles é confiado:

- O papel da Polícia Civil, através da solução, da prática dos delitos é levar a paz àquelas pessoas que, por exemplo, perderam um ente querido, foram vítimas de um crime patrimonial; então, eu acho que, para a Polícia Civil, cada vez que ela desvenda um crime, abranda a dor de uma pessoa, ela está cumprindo o primeiro mandamento, que é não só amar a Deus, mas também amar ao próximo. Então, a fé que traz a Jornada, o amor ao próximo, a caridade, é o exercício do dia a dia da Polícia Civil. A Polícia Civil não tem portas, a cada hora do dia ou da noite haverá uma delegacia de polícia para atender alguém, para acolher alguém. Assim, o papel da Polícia Civil está diretamente ligado aos princípios que se quer trazer junto com a Jornada, afirmou a chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha.

Questionada sobre os trabalhos a serem desenvolvidos durante a JMJ Rio2013, a delegada afirmou que a Polícia Civil está preparada:

- A Polícia Civil está pronta. Estará com projeção de delegacia em Guaratiba, em Copacabana, em todos os eventos, fazendo a precursora do Papa, com nosso esquadrão antibombas, a nossa coordenadoria de recursos especiais, que estará apoiando os deslocamentos e as escoltas de todas as unidades que estão junto com o Papa. (...) E digo mesmo: venham todos para esta cidade, que é linda, que é acolhedora por natureza e que está pronta para dar este grande exemplo de fé e de amor a Deus, convidou.

Muito emocionada, Martha Rocha partilhou seu pedido especial a Nossa Senhora:

- Quero dizer para Nossa Senhora, ela que tudo sabe, que vá na frente, abra nossos caminhos, porque é um privilégio ser chefe da Polícia Civil neste momento, afirmou.

 


 
“Ganhei de presente este momento”

O Hospital Souza Aguiar foi mais um local de parada para oração com a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora. Profissionais de saúde e familiares de enfermos se reuniram diante dos símbolos sagrados para intercederem por seus trabalhos e pela saúde dos que sofrem com enfermidades:

-  Eu vim participar da cirurgia do meu irmão, que veio retirar um tumor da cabeça, e assim que acabou eu desci e ganhei de presente este momento. Entendo que tudo que eu pedi a Jesus, ao longo do dia, foi confirmado aqui. Sei que, agora, meu irmão vai ficar bem, partilhou Maria Auxiliadora Guimarães.
 



Fé: sinal para as pessoas

A última parada da peregrinação com os símbolos da Jornada foi o Santuário Nacional de Adoração Perpétua, onde foram acolhidos pela comunidade e estiveram expostos no altar durante a Hora Santa presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Edson de Castro Homem e concelebrada pelo Vigário Episcopal Urbano, Padre José Laudares e pelo Padre Egydio Doldi.

Durante a homilia, Dom Edson recordou que o dia era especial por ser data escolhida para intercessão pela JMJ Rio2013 e por, nesta mesma ocasião, os símbolos da Jornada, que representam o mistério da morte e ressurreição de Jesus e a presença de Maria na história dos povos , fazerem da fé sinal para as pessoas, durante a Pré Jornada.

- Quando as imagens sagradas são tiradas, nós nos secularizamos... Mas as imagens são fundamentais, porque nos ajudam a fixar, através do olhar, nas realidades invisíveis, ensinou.

Ao término da cerimônia religiosa, a comunidade reunida ainda recebeu a grata surpresa de ter a presença das relíquias do Beato João Paulo II expostas para a veneração.



A missa solene, das 20h, foi presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Pedro Cunha e concelebrada pelo Vigário Episcopal do Urbano, Padre José Laudares, pelo Vigário Episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto e por demais sacerdotes.

Durante a homilia, Dom Roberto lembrou a vida de São Bento, que tinha o desejo de fugir da glória humana para agradar somente a Deus. Escuta e estar diante do Evangelho, no serviço do Senhor são os principais itens que compõem a regra beneditina que ecoou por toda a Europa e a transformou. De acordo com o abade, Bento, com a sua regra, foi levando a cruz de Cristo para todas as regiões e ensinou a ter um olhar cheio de compaixão e misericórdia:

- Que São Bento possa interceder junto a Deus Pai para que todas as portas sejam abertas, para que todo o necessário para que a nossa juventude tenha uma belíssima JMJ aconteça, desejou. 



Galeria de fotos:


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: