SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Símbolos da JMJ motivam fiéis a salvar vidas


Texto e foto: Rita Vasconcelos/Comunicação Rio 2013

A peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude iniciou esta terça-feira, dia 16 de julho, com um concreto ato de cidadania e solidariedade. Uma campanha de doação de sangue, promovida pelo Instituto Estadual de Hematologia do Estado do Rio de Janeiro (HemoRio), em parceria com o Setor Pré-Jornada do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, levou jovens e adultos ao Tijuca Tênis Clube, na zona norte do Rio, onde puderam doar sangue e salvar inúmeras vidas.

Devoção e emoção marcaram a manhã destes cariocas que, em meio às lágrimas, rezaram e cantaram em frente aos objetos sacros. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora proporcionaram um momento de muita alegria, esperança e paz a muitos dos que estavam no local. A voluntária do Setor Pré-Jornada, Ana Paula Costa Garcia, disse que tem vivido oportunidades muito especiais durante esses dias de serviço em prol da peregrinação.

- Maravilhas e gratificações vivo nesses dias que estão a renovar a minha fé, aproximando-me mais de Deus e agregando novas experiências para a minha vida. O mais interessante é ver as pessoas diante da cruz se emocionando, partilhou.

A médica responsável pela campanha de doação externa, Janine Cardoso, disse que frequentemente fazem campanhas em parceria com instituições religiosas. A JMJ Rio2013, contudo, proporcionou uma novidade: a doação de sangue com a presença de ícones sagrados, possibilitando a todos momento de oração.

- É muito emocionante realmente saber que símbolos como estes estão, também, nos ajudando aqui nessa campanha de doação, alegrou-se.

O padre Vadson Monteiro Carvalho, da Paróquia Sangue de Cristo, Tijuca, disse que nunca doou sangue e que a mobilização da pré-Jornada, com a presença da cruz e do ícone, motivou-o a realizar esta manifestação de amor à humanidade. Ele ressaltou também que sente-se realizado por saber que os jovens católicos levam Cristo por meio de ações concretas como doações de sangue.

- Acho muito espetacular essa participação dos jovens porque estão aparecendo muito na sociedade como pessoas religiosas, ao mostrarem objetivos e ideal de vida. Essa busca por Jesus Cristo sem ter medo e ter vergonha, ajuda bastante porque a juventude é o futuro. Essa revelação delas, através desses encontros, que deixam os jovens todos felizes, sedentos e buscando Deus e, obviamente, participando de atividades propostas pela Igreja, de fato, mostra que estão mais interessados pela vida humana, pelos direitos humanos e pela defesa da vida, comentou o padre.

A voluntária Gabriele dos Santos Pinele Caldeira, de 18 anos, afirmou que nunca doou sangue e que, motivada pela presença dos símbolos, se dispôs a realizar esta manifestação de solidariedade.

- Eu acho que todos precisam fazer sua parte. Eu já queria doar sangue há muito tempo e a Jornada foi mais um motivo para eu estar aqui ajudando, exortou.


Segundo o HemoRio a campanha conseguiu realizar 33 cadastros e 27 coletas, possibilitando salvar 108 vidas. Após a participação, os Símbolos da JMJ seguiram para o Hospital do Câncer, no Grajaú, dando continuidade ao foco social da peregrinação do dia.  

Nenhum comentário: