SEJA BEM VINDO

domingo, 14 de julho de 2013

Símbolos da JMJ visitam Santuário da Penha e marcam a 3ª Peregrinação Arquidiocesana da Pastoral da Saúde


Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Foto: Gustavo de Oliveira

Na manhã deste sábado, 13 de julho, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – Cruz e Ícone de Nossa Senhora – visitaram o Santuário da Penha, onde o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Missa do Rio Celebra, transmitida ao vivo pela Rede Vida e Rádio Catedral FM106,7, integrando o acolhimento dos Símbolos com a 3ª Peregrinação Arquidiocesana da Pastoral da Saúde.

— Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo aqui no Santuário da Penha. Estamos hoje aqui tendo mais esta oportunidade de celebrar a Eucaristia dentro da preparação e vivência da JMJ Rio2013. Estamos com os Símbolos da Jornada e dentro desta peregrinação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora saudamos a todos da Pastoral da Saúde, que fazem a sua peregrinação anual, além, evidentemente, de todos os jovens que estão conduzindo pelas ruas, avenidas, praças, igrejas e demais locais os Símbolos da JMJ. A dez dias da Jornada Mundial da Juventude queremos acolher de braços abertos todos os peregrinos que já estão chegando e aqueles que virão para a Jornada, e esperamos que todos se sintam bem à vontade na nossa casa, na nossa Arquidiocese, disse Dom Orani. 

Ainda no início da celebração, o Arcebispo ressaltou um dos objetivos da Jornada Mundial da Juventude.

— A JMJ vem para dizer que os jovens podem e querem o diálogo com todos da sociedade, transformando o mundo para melhor, acolhendo e respeitando o outro na fraternidade, nesta construção de um mundo novo, afirmou.

A Celebração Eucarística foi concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, pelo Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, Padre Alex Siqueira, pelo Reitor do Santuário, Padre Serafim Fernandes, e demais sacerdotes da Arquidiocese do Rio, contando também com os serviços do Coordenador da Pastoral da Saúde, Diácono Sérgio Catão. 


Durante a homilia, Dom Orani destacou que a Palavra de Deus orienta a todos a terem confiança no Senhor, pois de todos os males e dificuldades o Pai sempre tira um bem.

— A Palavra de Deus nos ilumina e nos mostra que passamos pelas provas confiando no Senhor que conduz a história. Mesmo quando se tenta fazer um mal, Deus tira um bem. Vemos que a Palavra de hoje é um convite à confiança no Senhor, nos orienta a não desanimarmos com as dificuldades sabendo que Deus tira todos os males que nos fazem sofrer. Com Cristo sob a intercessão de Maria temos a certeza que as dificuldades passam e se ontem nós estávamos no Cristo Redentor hoje estamos na casa de Maria para entregar a JMJ Rio2013, nossa arquidiocese, as famílias acolhedoras, nossos voluntários e os peregrinos que virão participar desta grande peregrinação com o Papa Francisco, destacou Dom Orani.

Após a Missa, os fiéis tiveram a oportunidade de receber a indulgência plenária – dentro do contexto do Ano da Fé –, além de venerar as relíquias deixadas pelo Beato Papa João Paulo II, na Concha Acústica, ao som de bandas católicas que animaram o evento. Logo após a apresentação, jovens, adultos, crianças e idosos conduziram os Símbolos da JMJ até a Igreja no alto do Santuário, onde os fiéis rezaram o Terço e o Ângelus.

A paroquiana da Igreja Nossa Senhora da Conceição, de Ramos, e voluntária da JMJ Rio2013, Jéssica Veloso, ficou surpresa com a movimentação jovem já espalhada pela cidade por conta dos Símbolos da Jornada.

— É uma emoção muito grande ter aqui no nosso país os Símbolos da JMJ e ver a movimentação jovem que está se criando por conta da Jornada. Não se tinha noção da quantidade e da força dessa expressão jovem, então é uma emoção muito grande acolher essas relíquias aqui, ressaltou Jéssica.

— Minha família vai acolher dois peregrinos na minha casa e eu vou atuar como voluntária na paróquia auxiliando os nossos irmãos vindos de outros países e até mesmo de outras localidades do Brasil, e eu fico muito feliz de receber a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora aqui no Santuário da Penha, disse a jovem Layane keylla, da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, da Ilha do Governador.

Nenhum comentário: