SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Símbolos da JMJ peregrinam pela Tijuca


Texto: Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio

Fotos: Carlos Moioli

Local da visita do Papa Francisco com dependentes químicos em recuperação, o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, já começou a se preparar para a Jornada Mundial da Juventude nesta quinta-feira, 11 de julho. Os símbolos da JMJ chegaram à instituição pela manhã e foram recepcionados pelos funcionários na praça interna que receberá o nome do Pontífice.

Administrado há dois anos pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, o Hospital (antigo Ordem Terceira/VOT) busca, através do espírito religioso e da solidariedade, firmar o ideal de São Francisco de Assis no que tange ao cuidado, não só do corpo do paciente, como também, de seu espírito. Para o diretor do Hospital, Frei Paulo Fernandes Batista recepcionar os símbolos da Jornada é estar próximo daqueles que praticam o bem:

- Todos nós nesse momento entramos em missão, não só o nosso hospital, mas todas as nossas obras. Estamos com missionários da Providência de Deus que receberam conosco os ícones da JMJ e durante todo esse tempo que antecede a vinda do Papa, estaremos visitando, rezando e orando para que tudo corra bem. Já estamos sentindo a presença do Papa entre nós. A presença dos símbolos aqui vem para nos unir com aqueles que fazem o bem. Já entramos no espírito da JMJ, ressaltou.

Após a Celebração Missionária presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a cruz peregrina permaneceu na praça para que os presentes pudessem contemplá-la, enquanto o ícone de Nossa Senhora visitou os corredores da Emergência, Centro Cirúrgico e Centro de Terapia Intensiva a fim de levar a presença mariana para aqueles que, devido à suas enfermidades, não puderam sair de seus leitos.

- Receber os símbolos da JMJ aqui é poder levar aos nossos pacientes um pouco da Jornada. Muitos não poderão participar por causa de suas enfermidades. Então para nós é gratificante saber que nossos pacientes estão podendo ter esse contato com a JMJ em seus leitos, afirmou Frei Paulo.

A vocação religiosa é a base condutora para as ações na Instituição. No próximo dia 24 de julho, na presença do Papa Francisco, o Hospital irá inaugurar o Polo de Atendimento Integral a Saúde Mental (PAI), fruto de uma parceria entre a Associação Lar São Francisco de Assis e a Arquidiocese do Rio, que atenderá pacientes particulares e conveniados às operadoras de saúde, nas áreas assistencial e educacional. Trata-se de um centro integrado de atendimento para a recuperação de dependentes químicos e tratamento aos que sofrem de transtornos psiquiátricos.

A criação do PAI confirma o carisma da Associação que, inspirada em São Francisco, também abraça os excluídos. Dom Orani João Tempesta ressaltou a necessidade do trabalho junto aos que sofrem:

- Vemos na história da humanidade exemplos deste trabalho da Igreja junto aos que sofrem. E inspirados no exemplo de Maria, somos chamados a aprofundar o nosso trabalho junto aos mais necessitados (...). Somos chamados a estarmos junto da cruz de Jesus, junto daqueles que estão passando por um momento de dificuldade, exortou o Arcebispo.


Encontro com os idosos

Após percorrer as dependências do hospital, cruz e ícone seguiram em procissão até a Residência Santiago Apóstolo, também na Usina. No local, os moradores recepcionaram os símbolos da Jornada Mundial da Juventude com balões de gás.

Atualmente com 184 residentes de ambos os sexos, a partir de 60 anos, o local oferece para a terceira idade, aulas de dança, canto, ginástica e teatro, entre outras atividades. Às vésperas da Jornada Mundial da Juventude, a Residência já se prepara para receber peregrinos em suas dependências.

A administradora da Santiago Apóstolo, Débora Mathias, ressaltou a alegria de acolher os símbolos peregrinos:

- Ficamos muito lisonjeados. Nós já estamos nos preparando para a JMJ porque iremos receber peregrinos aqui. Para nós e para os idosos em geral, a vinda dos símbolos serve para unir ainda mais as pessoas. Nossos idosos ficaram muito emocionados e comovidos, destacou.

No colégio Santa Marcelina: alunos e religiosas junto à cruz e ao ícone de Maria

No final da manhã, o cortejo chegou ao colégio Santa Marcelina, no Alto da Boa Vista, onde os alunos aguardaram ansiosos para este contato com os símbolos deixados pelo Beato João Paulo II. Logo na entrada do colégio, os adolescentes cantaram o hino da Jornada seguido de uma apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros.

Alunos e professores conduziram os ícones até o auditório onde o Vigário Episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes celebrou a Eucaristia. A diretora do colégio, irmã Carmen Baseggio ressaltou que o colégio será um local de catequese de língua portuguesa durante a Jornada Mundial da Juventude e destacou como a cruz e o ícone de Maria podem motivar os jovens a levarem uma vida de conversão:

- Um dos motivos do nosso trabalho é justamente despertar a fé nas pessoas. E e todo esse momento com os símbolos é um momento muito próprio para que se experimente ainda mais essa fé que a gente quer e precisa. Queremos que as pessoas se voltem para o Senhor, que sejam discípulos de Jesus. Então, esta acolhida dos símbolos é um momento muito breve mas que trás um fruto muito grande para a escola e para a vida das pessoas, destacou.

Além de ponto de catequese, o Santa Marcelina irá abrigar cerca de 700 peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude.



Galeria de fotos










Nenhum comentário: