SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 18 de julho de 2013

"Queremos ver a beleza desta cidade retratada no povo"



Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio

Fotos: Gustavo de Oliveira 

Na manhã desta quarta-feira, 17 de julho, os turistas que estavam visitando o Morro da Urca e o Pão de Açúcar foram surpreendidos pela chegada da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora — Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que, desde o dia 6, peregrinam pela Cidade. O evento também marcou o início da operação especial do Pão de Açúcar, que vai funcionar em horário prolongado até 1º de agosto, para melhor atender os peregrinos da JMJ Rio2013.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Missa, que foi concelebrada pelos Bispos Auxiliares Dom Edson de Castro Homem e Dom Antonio Augusto Dias Duarte e por vários sacerdotes.

Durante a homilia, o Arcebispo lembrou que é importante o questionamento sobre a missão de cada um na sociedade e destacou que espera que a beleza do Rio de Janeiro possa remeter todos aqueles que aqui estiverem, durante a JMJ Rio2013, ao Criador:

— Cada um de nós deve se perguntar qual é a nossa missão como cristãos, com a nossa presença no mundo, na sociedade, para conduzir o povo a um novo tempo. Somos chamados a ser homens e mulheres de esperança e enviados a servir o povo de Deus e, juntos, caminharmos para uma nova vida. (...) Queremos ver a beleza desta cidade retratada também num povo que viva a educação, a fraternidade e a paz, desejou.

Dom Orani, ao término da Celebração Eucarística, ainda partilhou sua alegria por já ter recebido relatos de peregrinos que estão na Cidade Maravilhosa pela primeira vez e que, devido ao acolhimento que já vêm recebendo, asseguram que irão voltar ao Rio como turistas.

Márcia Teixeira Rosa, professora de História da Arte na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que trabalha junto ao Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 para fazer as visitas mediadas nas igrejas históricas do Rio de Janeiro, também aposta que o turismo na Cidade vai viver, a partir de agora, um momento diferente. Emocionada com a presença dos símbolos no Pão de Açúcar, ela partilhou sobre sua alegria por estar trabalhando com os itinerários de fé durante a Jornada:

— Vamos poder levar esse legado do patrimônio artístico da Cidade, dentro dos itinerários de fé, a todos os peregrinos. E tanto a peregrinação dos símbolos da Jornada a pontos turísticos expressivos da Cidade, como este, quanto o trabalho que vamos desenvolver durante a JMJ são bastante significativos para o turismo no Rio de Janeiro, porque isso traz uma referência da cruz de Cristo, da presença cristã aqui, afirmou.

O Arcebispo, ao dar entrevista coletiva à imprensa, também enfatizou que levar os símbolos da Jornada ao famoso ponto turístico é também uma forma de recordar os valores cristãos presentes no Rio de Janeiro desde sua fundação:

— Estamos próximos do local onde teria sido fundada a cidade do Rio de Janeiro, onde foi construída a Capela de São Sebastião, na Praia Vermelha. Eu creio que estarmos aqui também é um retornar às fontes, ao início do Rio de Janeiro, para lembrar da nossa vocação, do nosso chamado a ter valores que ajudem as pessoas a viver cada vez melhor, destacou.

Em seguida, os Símbolos seguiram em peregrinação pela Cidade até o Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo Metropolitano, na Glória — de onde o Papa Francisco, no dia 26, rezará o Ângelus, da sacada. Junto dos funcionários que trabalham no Edifício João Paulo II (Mitra Arquiepiscopal e COL), Dom Orani apresentou a Deus sua gratidão por cada um que, ao longo de todo esse tempo de preparação da JMJ Rio2013, vem trabalhando pela Igreja no Rio de Janeiro para o sucesso do evento e rezou a mesma oração que o Pontífice, em breve, também fará do local.
 

Galeria de fotos:










Nenhum comentário: