SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Símbolos JMJ: “Para nós, a presença da Igreja é sempre muito importante”


Por: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Foto: Pascom Vicariato Jacarepagua


Dando continuidade à peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira, 8 de julho, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram acolhidos, com muita fé e alegria, pelos médicos, enfermeiros, funcionários e pacientes do Hospital Curupaiti, na Taquara.


O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, juntamente com o Vigário Episcopal do Vicariato Jacarepaguá, Monsenhor Jan Kaleta, com o Diretor Executivo do Setor Pré-Jornada, Padre Jefferson Merighetti, e demais sacerdotes da Arquidiocese do Rio abençoou todas as alas do complexo hospitalar e depois seguiu com os Símbolos para a Capela Nossa Senhora da Piedade, onde foi realizada a leitura do Evangelho e a aspersão da Água Benta.


— Há anos a Congregação Mariana realiza um belo trabalho aqui neste hospital levando a Palavra de Deus, e nós queremos que, também hoje, cada um de nós escutemos esta Palavra e comecemos a vivê-la. Hoje, o Evangelho nos fala desta experiência com Jesus Cristo, que nos faz despertar para uma vida nova; e peço a Deus que estes sinais da Jornada Mundial da Juventude, que têm levado aos jovens esta vida nova, também aqui, neste hospital, leve para todos os médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e a todos aqueles que aqui vivem esta experiência de Deus que tanto amou o mundo e está ressuscitado no meio de nós, e que a exemplo de Maria também possamos dar o nosso sim a Cristo e viver como nos orienta a Palavra de Deus. Que a JMJ Rio2013 faça com que cada um de nós acolha o Evangelho, apesar de nossos sofrimentos e dificuldades, reconhecendo que só em Deus nós temos a verdadeira vida, exortou Dom Orani.

Para participar deste momento de oração junto às relíquias deixadas pelo Beato João Paulo II aos jovens do mundo inteiro, a peregrinação dos Símbolos pelo Hospital também reuniu fiéis das diversas paróquias do Vicariato Jacarepaguá.


— Aqui é um lugar muito estigmatizado por todos, por conta do histórico local e este é um momento muito forte onde a Igreja Católica quer dizer: nós estamos presentes, estamos juntos, e deles se sentirem importantes para Deus. Para nós, a presença da Igreja é sempre muito importante, disse a Presidente da Congregação Mariana no Hospital Curupaiti, Elisabeth da Silva.

Para a jovem Jéssica Rabelo, que trabalha na Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Pechincha, e que durante a JMJ Rio2013 vai trabalhar como voluntária na tradução com os jovens poloneses, a peregrinação dos Símbolos da Jornada pela Arquidiocese do Rio contribui para que as pessoas conheçam verdadeiramente a fé católica.

— Eu já estive em contato com os Símbolos na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, e pra mim foi um momento muito especial porque pude ver todos os jovens da nossa Arquidiocese juntos e, às vezes, a gente acha que só nós somos católicos, que só nós somos os jovens da Igreja. Lá pude ver que somos muitos e como a nossa Igreja é unida, como a nossa Igreja é bonita, e como os jovens estão buscando a santidade. Creio que ao virem aqui, no Hospital de Curupaiti, os Símbolos da JMJ também trazem este espírito de santidade e, além disso, mostram e divulgam mais o que é ser católico, pois muitas pessoas acham que ser cristão é ficar só na Igreja e não é. Ao visitar este hospital e os outros lugares do Rio de Janeiro, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora fazem com que as pessoas se envolvam mais e se apaixonem por Deus, assim como nós já nos apaixonamos por Ele, afirmou Jéssica.

Nenhum comentário: