SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Símbolos da JMJ visitam Ilha de Paquetá e Ipanema



Texto: Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio
Foto: Gustavo de Oliveira

Há nove dias da Jornada Mundial da Juventude, o cortejo com a cruz e o ícone de Nossa Senhora seguiu em peregrinação pela cidade neste domingo, 14 de julho, quando visitou a Ilha de Paquetá e, em seguida, a Paróquia Nossa Senhora da Paz. A presença dos ícones da Juventude em ambos os locais contribuiu para propagar a esperança e fortificar a chama da fé.

No inicio da manhã, os símbolos foram recebidos pela comunidade da Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte. Cruz e ícone saíram do Primeiro Distrito Naval, na Praça Mauá e seguiram até a ilha em uma embarcação da Marinha.

Tradicional e pacato recanto turístico, a Ilha de Paquetá, local perfeito para aqueles que preferem fugir da agitação da capital carioca, entrou em festa com a recepção dos símbolos. Fogos, cânticos e badalar de sinos puseram fim à ansiedade dos fiéis ao anunciaram a chegada dos ícones que percorreram o Brasil inteiro levando o anúncio de Cristo.

Apesar de morar na zona norte do Rio de Janeiro, o jovem da paróquia Jesus Divino Mestre, Victor Manoel frequenta  a Ilha de Paquetá desde pequeno. Para ele, a passagem da cruz e do ícone de Nossa Senhora pelo local contribui para a evangelização:

- Muitas vezes Paquetá pode parecer um local esquecido, mas a vinda dos símbolos aqui mostra que, acima de tudo, Paquetá é uma terra de Deus. A Cruz e o Ícone são incentivadores para a evangelização dos jovens e dos moradores daqui, afirmou.

Ao desembarcar no píer, os símbolos seguiram até a Matriz onde o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta celebrou a Eucaristia. Durante a Homilia, Dom Orani convidou os presentes a serem discípulos missionários de Cristo.

- Todos nós somos chamados a sermos evangelizadores. Nas várias oportunidades que temos: seja na nossa família, na rua, no nosso trabalho, devemos sempre proclamar a Boa Nova porque esta é a nossa missão enquanto Igreja, ressaltou.

Símbolos da JMJ chegam a Ipanema.

Em meio aos festejos em honra à Padroeira, a Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, também recebeu a cruz e o ícone de Maria neste domingo. Com a Igreja lotada, os fiéis acolheram os símbolos com muita emoção.

Peregrino em quase todas as Jornadas internacionais, o vigário paroquial, padre Jorge Luiz Neves (Jorjão) tentou colocar em palavras a felicidade de poder tocar nos símbolos da juventude:

- É muita emoção. Em todos esses anos que participei da JMJ eu nunca tinha tocado na cruz  e hoje fui tocar e lembrei das pessoas que conheci, do papa que eu vi, o João Paulo II, das historias que vivi com tantos jovens, da emoção que vivi desde a minha juventude e me senti jovem de novo. É uma alegria muito grande ver os jovens continuando esta missão, sendo Igreja. Nós somos amados por Deus e por Nossa Senhora. Não há palavras para explicar o que estamos vivendo hoje, exortou.

Na Paróquia Nossa Senhora da Paz, a Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e concelebrada pelo Bispo Animador do Vicariato Sul, Dom Antônio Augusto e pelo pároco local, Monsenhor Manuel Vieira.

Dom Orani recordou que Maria, como a propagadora da paz, convida os fiéis a seguirem o seu exemplo:

- Somos chamados a aumentar a nossa vida na Igreja, enquanto comunidade, para que a Palavra de Deus nos dê força. Assim como Maria disse sim, ela que é a Senhora da Paz, também somos chamados a fazer o mesmo. Somos convidados a celebrar este clima da Jornada Mundial da Juventude para que possamos também semear a paz, disse.

Membro do grupo jovem da Nossa Senhora da Paz, Letícia Monteiro partilhou sobre como está a sua preparação para a Jornada Mundial da Juventude:

- Estive na Jornada de Madrid e pude ver a força dos jovens. Agora, finalmente, chegou a minha vez de me colocar à serviço através do voluntáriado da JMJ. Hoje, além de ser aniversário da Paróquia, tivemos a graça de receber os símbolos aqui e, com certeza, é uma alegria muito grande, concluiu.

Nenhum comentário: