SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Forças militares: em preparação para a JMJ Rio2013


Texto e fotos: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio

Na manhã desta quarta-feira, 10 de julho, os símbolos da Jornada seguiram sua peregrinação pela Cidade Maravilhosa estando presentes junto às forças militares locais no Monumento aos Pracinhas, no Parque Eduardo Gomes - Aterro do Flamengo. Representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica recepcionaram a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, com reverência e honra, no local histórico em que estão sepultados 462 pessoas, a maioria jovens, que deram suas vidas pelos ideais da nação durante a Segunda Guerra Mundial.



O Bispo Auxiliar desta Arquidiocese Dom Roque Costa Souza foi convidado a hastear a bandeira e, em seguida, presidiu cerimônia religiosa na cripta onde estão sepultados os militares que, conforme acredita o Bispo, são também modelo para a nossa geração exatamente por terem entregue suas vidas pela paz entre os homens. Durante a homilia, ele lembrou que, neste momento de Jornada (JMJ Rio2013), o mundo inteiro se volta para o Rio de Janeiro. E que, agora, o empenho envolve a todos, já que as forças militares serão bastante importantes para a realização da JMJ Rio2013:

- É um evento que quer abraçar o mundo no desejo da ânsia de paz. E nós, militares, temos a grata alegria de exercer, na nossa missão, este mandato, do próprio Deus, de viver a paz. (...) O desejo do bem, de paz, de fraternidade, nos faz realizar a missão de Jesus, destacou.

Parceiras da JMJ Rio2013, as Forças Armadas vão atuar para a segurança dos peregrinos, mas, para além disso, se espera dos membros que a compõem uma motivação na fé, permeada pelos valores comuns ao ser humano, conforme afirmou o General de Brigada Marcio Roland Heise:

— Os militares participam ativamente da JMJ Rio2013, com representações da Marinha, Exército e Aeronáutica. Nós vamos desenvolver uma série de atribuições ao longo dessa Jornada e contamos também com a participação, em termos de fé, de todos os militares. Todos nós cultuamos muitos valores, e valores como a fé são coisas que não podem ser perdidas em momento algum. E os militares precisam sempre se conduzir com muita fé e dentro do que diz o Evangelho, afirmou.

A cabo da marinha, Mariana Rocha Cardoso, de 20 anos, foi uma das presentes ao momento de oração. Para ela, a ocasião foi propícia e agradável:

— Eu que não sou muito atuante na minha paróquia, hoje, tive a oportunidade de, devido ao meu trabalho, estar aqui, para participar e rezar, coisa que, de outra forma, não seria possível, afirmou.

Ao término da cerimônia, houve o Toque de Silêncio, seguido pela procissão das flores.


O Quartel Central da Polícia Militar, no Centro da Cidade, foi o local seguinte a receber a visita dos símbolos da Jornada, onde também Dom Roque presidiu cerimônia religiosa. Conforme a liturgia proposta para o dia, o Bispo lembrou o papel dos militares, também citados no Evangelho que narra o momento da crucifixão de Jesus, e pediu comprometimento sempre maior, para que, através das atividades próprias da profissão, se chegue à implantação do Reino de Deus.

— Que no desenvolvimento de nossas tarefas e missões, possamos apontar soluções e não problemas, por estarmos empenhados naquilo que nos cabe.(...) A JMJ envolve toda a sociedade. Não é apenas um evento católico. É sinal de comunhão e participação, quando queremos dizer que o desejo do coração do ser humano é realizado na paz. (...) O mundo anseia por esta paz, e nos tornamos missionários porque queremos realizar esta paz, lembrou.


O Quartel Central dos Bombeiros também recebeu a visita dos símbolos da Jornada. E, com eles, uma surpresa: a escultura do Papa Francisco, em tamanho natural, feita pelo artista plástico Glauco Bernardi. Diante da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora, os bombeiros rezaram e pediram a proteção de Deus e da Santíssima Virgem para a sua missão. Mas, sem dúvida, um momento bastante marcante foi quando, emocionados, os presentes puderam rezar ao som de Ave-Maria.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, expressou sua alegria pela oportunidade:

— Este é um dia em que a emoção toma conta de todos nós, que nos sentimos especiais com esta honraria de recebermos a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. Isso é muito importante para nós, bombeiros, que fazemos das nossas atribuições, do nosso dia a dia, um culto ao espírito humanitário. Nós somos, e nos orgulhamos muito disso, conduzidos e regidos pelo espírito  humanitário, que nos faz, com as bênçãos de Deus, cumprir bem a nossa missão, afirmou.

Para o Coronel Jorge, fui um momento de muito entusiasmo:

— Fortalecer toda a nossa Instituição e toda a sociedade em torno de Deus, nós acreditamos que é o melhor caminho. E isso é uma coisa que mexe muito com o nosso ser de bombeiro, partilhou.


Galeria de Fotos:




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: