SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude visitam a Quinta da Boa Vista e Vila Isabel



Por: Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Carlos Moioli


Local que irá abrigar a Feira Vocacional e momentos de confissão, a Quinta da Boa Vista já entrou no clima da Jornada Mundial da Juventude ao recepcionar, na tarde deste domingo, 7 de julho, a cruz e o ícone de Nossa Senhora. Após sair do Santuário da Medalha Milagrosa, os símbolos peregrinos abençoaram os visitantes do parque em frente ao Museu Nacional, onde houve um momento de oração e louvor.


Pessoas de diferentes bairros da cidade se uniram para acolher os ícones deixados pelo beato João Paulo II. Para a coordenadora da Jornada Mundial da Juventude da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Cachambi, Dayse Moreira de Souza, encontrar com os símbolos traz uma experiência de conversão.

- Esse contato com a cruz e o ícone é maravilhoso. É um momento de conversão para a cidade e uma oportunidade de reflexão e conversão pessoal também, disse.


Já a paroquiana da Igreja São Benedito, em Pilares, Mônica Viana, compartilhou o sentimento de estar diante dos símbolos pela segunda vez.

- Estive ontem na Lapa para a procissão e para o show e hoje trouxe a minha família para a Quinta, para que eles também pudessem ter esse contato com os ícones da Jornada Mundial da Juventude. Estar diante da Cruz e do Ícone é poder aumentar a fé vendo o poder da oração dos jovens. É uma emoção muito grande, testemunhou.


Em seguida, os símbolos seguiram em cortejo até o Mosteiro Nossa Senhora da Ajuda, em Vila Isabel, onde foram acolhidos pelo vigário episcopal do Vicariato Norte, padre Cláudio dos Santos. O local, pertencente às monjas Concepcionistas, é dedicado à vida monástica contemplativa.

Segundo padre Cláudio, a peregrinação da cruz e do ícone de Nossa Senhora contribuem para a unidade entre as paróquias e comunidades.

- A maior alegria desta peregrinação é perceber o fortalecimendo da fé de cada pessoa, de cada paróquia, de cada comunidade. Não é só uma comunidade, mas todas estão juntas vivendo essa alegria de ter uma experiência com Deus através destes símbolos. Ao mesmo tempo espero e desejo que possamos continuamente testemunhar esse amor de Deus que com certeza está abrasando o coração das pessoas neste dia, afirmou.

Após a oração das Vésperas no Mosteiro Nossa Senhora da Ajuda, os símbolos foram conduzidos para a Basílica Nossa Senhora de Lourdes, onde o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta presidiu a Eucaristia. Além da presença da Cruz e do Ícone, a Basílica recebeu também a relíquia de João Paulo II.

Durante a Homilia, Dom Orani chamou a atenção para a missão de anunciar o Evangelho, apesar das adversidades.

- O Senhor escolheu aqueles que ele queria que fossem à frente e anunciassem o Reino de Deus. E é isto que fazemos hoje em dia: vamos anunciando e preparando o caminho do Senhor. Fomos escolhidos para essa missão. (...) Sabemos que é difícil, que muitas pessoas não querem escutar e não querem acolher, mas somos chamados a mostrar que é possível deixar o Senhor reinar nos corações quando damos o nosso testemunho, exortou.





Nenhum comentário: