SEJA BEM VINDO

domingo, 14 de julho de 2013

"A força da Jornada são corações apaixonados, que apaixonam outros corações"


Texto: Nice Affonso
Fotos: Victor Gonzalez/Pascom Vicariato Urbano

A última Vigília dos Jovens Adoradores em atenção à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), que aconteceu na sexta-feira, 12 de julho, na Catedral de São Sebastião, no Centro do Rio, contou com a presença da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora, que há uma semana peregrinam pelo Rio de Janeiro. Rapazes e moças de toda a Arquidiocese se reuniram em oração com a certeza de que, às vésperas do grande evento que trará o Papa Francisco à Cidade Maravilhosa, entre os dias 23 e 28 próximos, a melhor preparação para o sucesso do encontro é a espiritual.

- A partir do momento que a gente vai se aproximando da Jornada, os trabalhos e esforços são cada vez maiores; os sacrifícios, então, nem se fala!  E a única maneira de se aproximar da cruz de Cristo, de forma que isso leve à ressurreição, a algo maior,  a uma esperança maior e que, de fato, cumpra a vontade de Deus é realmente entrando em oração e se colocando à disposição. Nesse momento, muito se trabalha e muito se faz, mas é importante lembrar que tudo isso é apenas e fundamentalmente sustentado pela oração, destacou o jovem Luiz Flávio Dias da Costa Azevedo, que partilhou estar intercedendo diariamente por todos os que estão envolvidos com o evento.

A noite teve início com bastante animação musical, conduzida pela banda Aliança de Misericórdia. O diretor executivo da pré- jornada, Padre Jefferson Merighetti explicou sobre a importância dos Símbolos que têm peregrinado por todo o mundo e seguem pela Cidade-sede da JMJ Rio2013. Em seguida, houve missa solene - presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Edson de Castro Homem e por diversos sacerdotes -, com veneração às relíquias do Beato João Paulo II.




“O mundo virtual precisa muito da presença dos cristãos “

Durante a homilia, Dom Orani recordou o início deste tempo de oração, há dois anos, que surgiu como iniciativa do Setor Juventude, e deu origem às vigílias mensais, que, aos poucos, se expandiram para outros momentos de intercessão também vicariais e regionais. De acordo com o Arcebispo, foi o próprio Deus quem suscitou essa necessidade de vida de oração entre os jovens. E, por essa razão, sugeriu um propósito ao Setor Juventude: dar continuidade às vigílias mensais, para cada vez melhor anunciar o Evangelho aos homens e dar aos jovens a consciência de que, de fato, são protagonistas do mundo novo.

Ele também lembrou a abertura da Semana Missionária, que tem o mesmo tema da JMJ Rio2013: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações", para destacar a importância de que cada um se empenhe em ser um cristão inserido nas realidades concretas da sociedade e presente nas mídias digitais:

- Somos chamados a fazer anúncio e ser discípulos no mundo de hoje, participando das dores da atualidade e de todas as realidades. (...) E vocês, jovens, que têm este dom, devem anunciar o Evangelho por meio das mídias sociais: o mundo virtual precisa muito da presença dos cristãos, enfatizou.

O Arcebispo ainda chamou a atenção de todos para que observem a beleza da Cidade ser acrescida pela dos diversos rostos de jovens de diferentes nacionalidades que começam a chegar ao Rio de Janeiro e que, a partir de agora, serão novos membros das famílias cariocas e pessoas com as quais se viverá intensos momentos de partilha de vida e de fé:


- A Jornada é uma oportunidade de conviver com situações de juventude que devem nos ajudar a ver os anseios que temos à luz da fé.(...) Eu tenho certeza de que esses jovens abertos à graça de Deus trarão muitos frutos para o mundo inteiro, afirmou.

O Bispo animador do Setor Juventude, Dom Antonio Augusto, ao término da Celebração Eucarística, lembrou aos jovens que 'a cruz, que peregrina pela Arquidiocese, tem que ser certeza inabalável da vitória'.




“Jesus alcançando o coração dos jovens do mundo inteiro: é isso que vamos ver acontecer”

Após a missa, Padre Gleuson Gomes conduziu Jesus Eucarístico ao altar, passando por entre os jovens reunidos. E durante o momento de adoração, destacou que era possível tocar Jesus de uma forma especial, pela fé, exatamente como fez a hemorroísa citada pelos evangelhos. Ele também pediu a Deus proteção contra todos os males que se levantam contra a juventude e rezou pelos peregrinos e suas necessidades. O Sacerdote motivou os jovens ao amor, dizendo que nele está a grande força da Jornada:

- A força do Jornada são corações apaixonados, que apaixonam outros corações. (...) Uma palavra semeada no coração de um jovem, não vale a pena? Vale! Jesus alcançando o coração dos jovens do mundo inteiro: é isso que vamos ver acontecer, afirmou.



“Vocês não podem querer ser garçons da JMJ”

Ao missionário Emanuel, da Comunidade Canção Nova, coube o momento de pregação. Ele recordou à juventude que o segredo para ser feliz é se deixar conquistar por Deus, e destacou ser de suma importância não perder a graça própria deste tempo de Jornada:

- Estão prontos para a JMJ? Vocês não podem querer ser garçons da JMJ, porque garçom só serve e não prova. Mesmo quem estiver trabalhando como voluntário não pode perder a graça própria do momento, enfatizou.

E ensinou:

- Aquilo que o Papa falar e você guardar no coração não vai passar, vai ficar pros seus filhos, pros seus netos. Não percam a oportunidade que vocês vão ter, de viver a Jornada de todo o coração! É hora de escutar a voz desse homem de Deus e colocá- la em prática. Se a gente quer experimentar que a JMJ não passe, que a gente desfrute do que Deus tem. Devemos abrir o coração.

Para o missionário, a JMJ Rio2013 é a grande ocasião para que Deus entre na sua vida dos peregrinos, mas também na de cada carioca:

- Dê livre acesso a ele. Deus quer transformar a nosssa juventude, fazer algo novo no Rio de Janeiro e no Brasil, que, hoje, precisam da graça de Deus. Deus quer fazer com que você seja mais feliz e mais santo. Nós precisamos ser uma geração que mude este mundo, reforçou.

Os jovens permaneceram em louvor e adoração até 6h da manhã deste sábado, 13 de julho. 


Galeria de fotos:









 













 























 

Nenhum comentário: