SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 11 de junho de 2012

"Nós estamos aqui bombando o Espírito Santo, o amor de Deus para toda esta cidade"

Texto: Nice Affonso

Fotos: Victor Gonzalez

A 8ª Vigília dos Jovens Adoradores, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), reuniu jovens de todos os vicariatos em oração na madrugada da última sexta-feira, 8 de junho, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua. Rapazes e moças foram convidados a refletir sobre o discipulado e a entregar suas vidas, e as daqueles que virão à Cidade Maravilhosa para o encontro com o Papa Bento XVI no próximo ano, nas mãos de Deus.

A missa de abertura — presidida pelo Bispo Auxiliar desta Arquidiocese Dom Paulo Cezar e concelebrada pelo Vigário Episcopal Urbano e pároco local, Padre José Laudares, e pelo orientador espiritual da Comunidade Aliança de Misericórdia, Padre Luís Fábio — recordou à juventude que este tempo que antecede a JMJ Rio2013 já é tempo de graça. Nesta encontro, o tema “Vocês receberam o Espírito que os adota como filhos” (Rm 8, 15), lema da Jornada Mundial da Juventude de 1991 realizada em Czestochowa, na Polônia, foi abordado.

Dom Paulo, ao comentar a liturgia do dia, focou o Evangelho segundo São Marcos, no capítulo 12, questionando quem é Jesus para os homens, já que, segundo a leitura, Ele mostra que é muito mais que apenas o Filho de Davi — a quem foi feita a promessa de que sua descendência duraria para sempre. O Bispo ainda explicou que, no Antigo Testamento, “Senhor” era a expressão usada para não pronunciar o nome de Deus, Adonai. E Jesus é o Filho de Deus, Aquele que fala e ensina com autoridade. Quem vence o mau. O que chama seus discípulos, para que eles se encontrem com seu Senhor.

— Um dia também chamou a cada um de nós, e nós, assim como os primeiros discípulos, percebemos a beleza de Jesus de Nazaré. Percebemos que nele está o sentido da nossa vida, um sentido profundo ao qual o coração humano anseia. A beleza de Jesus fascina e preenche a vida humana, destacou.

O Bispo, que procurou despertar os corações para a vivência da Palavra de Deus, também lembrou à juventude que em muitos momentos ela vai se deparar com incompreensões na sociedade por seguir a Cristo, mas que não deve desistir ou desanimar, “porque o discípulo sofre com o coração cheio da alegria da presença do Senhor, que nos dará a vida eterna”.

— A liturgia de hoje convida vocês, jovens, a viverem a Palavra de Deus, que alimenta o nosso coração de discípulos de Jesus Cristo, frisou Dom Paulo.

Em entrevista, o Bispo disse sobre sua expectativa de que a Igreja no Rio de Janeiro manifeste sua face jovem para acolher a juventude do mundo todo que virá à Cidade em 2013:

— A JMJ é como uma onda que vem, que tem que ir despertando cada vez mais a fé, o seguimento de Jesus Cristo no coração dos nossos jovens. Ela tem que despertar o amor pela Igreja, a Igreja no coração dos jovens. Então, é fundamental que os jovens se envolvam e que cada vez mais possam ir envolvendo outros jovens e que possamos manifestar verdadeiramente uma face jovem e bonita da Igreja na nossa Jornada: essa face jovem e bonita que já existe, desejou.

Após a missa, o missionário da Comunidade Canção Nova Márcio Todeschini pôde testemunhar sua caminhada de fé. Ele lembrou à juventude que é o Espírito Santo que torna a cada um filho de Deus e que pertencer a Cristo é a coisa mais importante da vida:

— Quando a gente faz a escolha certa, mesmo que sofra a gente vai ser feliz, disse.

Márcio acredita que a Vigília do Jovens Adoradores seja um testemunho para a sociedade:

— É uma grande resposta, um grande testemunho para os tempos de hoje a juventude estar reunida em oração, durante a madrugada. Porque o mundo quer perder, estragar a nossa juventude com tantas mentalidades e propostas que estão por aí. Mas, ao contrário do que muita gente pensa — que os jovens já não querem mais saber de Deus, da Igreja — a gente está vendo esta igreja lotada de jovens, numa madrugada de sexta pra sábado, que talvez fosse hora da noitada, e a moçada aqui, dando o seu testemunho e adorando Jesus, parando para escutar a Palavra de Deus. (...) O mundo precisa saber que tem jovem que quer entregar a sua vida para Deus, que quer ser um bom profissional no futuro, um bom pai de família, que quer lutar pela vida, partilhou em entrevista.

O momento em que o Sacerdote, Padre Luis Fábio, conduziu Jesus Eucarístico pelo Santuário Nacional de Adoração Perpétua, para que o Senhor estivesse ainda mais próximo dos jovens, a abençoá-los, antes de ser adorado por toda a madrugada, foi um momento marcante deste encontro, quando rapazes e moças puderam apresentar a Jesus seus problemas e dificuldades, entregando a Ele suas vidas e necessidades. A cantora Olívia Ferreira, em adoração ao Santíssimo Sacramento, conduziu a juventude a um belíssimo encontro com Deus por meio da oração.

— Acredite, Querido, você é profeta desta geração, afirmou Olívia.

Para ela, essa vigília mensal “é algo maravilhoso, é um presente de Deus estratégico, no coração da Cidade do Rio”:

— Este Santuário precisava muito desta renovação. Isso aqui é um coração que pulsa. Nós estamos aqui bombando o Espírito Santo, o amor de Deus para toda esta cidade. Isso aqui é um pouco do que eu creio que vai ser a JMJ. E até é algo profético mesmo nós termos como símbolo, como logo, o coração de Jesus, porque é por ele que vão passar todas as coisas, toda essa juventude. E é por esse coração que muitos vão ser curados, transformados, santificados, destacou a cantora em entrevista.

O Vigário Episcopal Urbano e pároco local, Padre Jose Laudares, que também é diretor da Obra da Adoração Perpétua, acredita que o Santuário Nacional está cumprindo o seu papel, ao acolher mensalmente a juventude para a Vigília dos Jovens Adoradores:

— Eu penso que o Santuário de Adoração está cumprindo a sua missão aqui na Arquidiocese. Porque é por excelência o local de acolhimento de todas as pessoas que desejam adorar a Cristo no mistério da Eucaristia, que desejam ter um encontro pessoal e comunitário com o Senhor. Então, neste tempo de preparação para esta Jornada, a noite de Vigília, aqui no Santuário, deve ser um momento muito forte para despertar na nossa juventude o amor a Cristo no Sacramento da Eucaristia. Se a gente conseguir fazer isso, durante esses meses que ainda temos pela frente até a Jornada, vai ser muito bom e eu tenho certeza de que vai ajudar muito a nossa juventude. E o fruto esperado dessas vigílias é que esses jovens se tornem adoradores perpétuos do Santíssimo Sacramento. (...) Esse é um dos objetivos que temos em mente para revitalizar a Obra da Adoração Perpétua no Rio de Janeiro, contou.

Galeria de fotos:


















Nenhum comentário: