SEJA BEM VINDO

sábado, 2 de junho de 2012

HORA SANTA DA JUVENTUDE

Por: Raquel Araujo - Portal da Arquidiocese
Fotos: Victor Gonzalez


Nesse sábado, 2 de junho, a Pastoral da Juventude e a Iniciação Cristã de Jovens e Adultos se reuniram para celebrar a Hora Santa da Juventude no Santuário de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant'Ana, no Centro. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta foi o oficiante da celebração, que também contou com a presença do vigário Episcopal Urbano e pároco local, padre José Laudares, do Coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese, padre Renato Martins.
Ornamentada com os banneres dos Patronos e Intercessores da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, a Igreja de Sant’Ana se encheu com o calor da fé de tantos jovens das diversas paróquias que, unidos em oração e adoração a Jesus Sacramentado, mostraram porque são o futuro da Igreja. Inspirado nas imagens que decoravam o altar, Dom Orani pediu aos presentes que seguissem o exemplo desses santos e beatos a viverem o caminho do Evangelho:

- É possível viver hoje a Santidade. Quanto mais unidos à Eucaristia, mais somos chamados a viver, hoje, como jovens santos, como tantos desses nossos irmãos e irmãs que são proclamados santos para serem exemplos para todos nós e intercessores e protetores da nossa Jornada Mundial da Juventude. (...) Para que possamos nos inspirar em seus exemplos para sabermos como agir e atuar, declarou.


Através do tema que da 86ª. Semana Eucarística: “Discípulos d’Aquele que nos amou primeiro”, Dom Orani afirmou que Deus chama cada um para testemunhar a sua fé. Direcionando-se aos jovens, o arcebispo os motivou a continuarem orando e protagonizando o grande momento que será a Jornada Mundial da Juventude:

- Não há outro caminho senão seguir Jesus. Por isso falamos Dele aos outros. Como consequência de sermos missionários, levamos a Palavra capaz de transformar vidas e sociedades. Somos chamados a ver a importância que vive o Rio de Janeiro. Vocês são protagonistas de um momento central no Mundo. Vocês estão sendo aqueles que estão rezando, planejando, trabalhando para que o Rio tenha um momento divino durante a JMJ, disse.

Dom Orani lembrou que é através da alegria de ser cristão que o jovem é enviado ao mundo para ser missionário. Ele destacou a importância de procurar seguir Jesus Cristo diariamente, a buscar uma vida de conversão:

- É a alegria de ser cristão que nos envia ao mundo para sermos missionários. Antes de mais nada, somos chamados a sermos cristãos, a sermos pessoas que seguem a cristo. Vive Ra vida crista intensamente. À procurar a cada dia a face de Deus, a buscar seguir Jesus Cristo, a cada momento. A cada dia procura-lo através de uma vida de conversão, a examinarmos a nossa consciência e vermos o que podemos concertar..., refletiu.

“Juventude que adora”

Animados e de coração aberto para receberem a Palavra de Deus e adorar Jesus Sacramentado, os jovens fizeram da Hora Santa um lindo momento de fé. Para a coordenadora da Pastoral da Juventude do Rio, Juliana Fernandes, essa é uma oportunidade de unir jovens de diversos carismas e de vários pontos do Rio de Janeiro em oração.

- É poder reunir todos os jovens, todas as realidades de juventude rezando para Jesus Sacramentado pela JMJ, pelos os nossos estudos, pelas famílias, pela unidade da Igreja. Todo o ano fazemos isso e todo o ano tem sido uma nova experiência. Vamos percebendo que o Espírito Santo vem realmente unindo toda a juventude com os seus carismas e realidades diferentes para isso, testemunhou.

De joelhos e com os olhos fixos no altar. Diante de Cristo Sacramentado, muitos jovens se emocionaram. Bruna Silva, da paróquia São Francisco Xavier, na Tijuca, destacou a importância da adoração à Jesus Eucarístico.

- É o essencial da nossa Igreja, pois foi o que Jesus deixou para nós. É algo que permanece ao longo dos anos e precisamos ir atualizando, opinou.

O vicariato Jacarepaguá também marcou forte presença na Hora Santa. Só do Santuário Nossa Senhora do Loreto, em Jacarepaguá, chegou um ônibus fretado, lotado de jovens. O pároco do Santuário, padre Sebastião Cintra explicou que essa foi a primeira vez que compareceu à sant’Ana para a Hora Santa da Juventude:

- Essa Hora Santa está tão bem preparada, envolvendo as pessoas para darem uma presença de vida, não apenas na oração em certos momentos do dia. Foi muito bom acompanha-lo aqui, afirmou.

Já para Thiago Santos, integrante do Encontro de Jovens com Cristo do Santuário do Loreto, a adoração à Jesus Sacramentado é uma retribuição à tudo o que o Senhor fez pela humanidade. Para ele, os momentos de louvor também são momentos de entrega à Cristo.

- Para mim, particularmente, é muito importante qualquer adoração que possamos render ao Senhor. Vai ser mínimo dentro do sacrifício que Ele realizou por nós. Pra mim é no mínimo o inicio de uma retribuição (...). Além disso, eu aproveito esses momentos de louvor para deixar muita coisa aos pés de Cristo, coisas que humanamente não somos capazes de resolver e realizar. Ele sabe, Ele conduz, é Ele que está à frente e hoje pude pedir, agradecer, para que possamos cada vez mais trabalhar em prol Dele, concluiu

Programada para acontecer entre os dias primeiro de junho e 6 de junho, a Semana Eucarística, conforme escala, conta com a participação de todos os segmentos da Arquidiocese: Escolas católicas, pastorais, movimentos eclesiais, dimensão familiar, catequese, juventude, vida consagrada , entre outras, em preparação ao dia de Corpus Christi, que esse ano será celebrado na próxima quinta-feira, 7 de junho.

Galeria de Fotos:

Nenhum comentário: