SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 21 de junho de 2012

"A felicidade não está em viver, mas em saber viver": 92 anos do Padre Nelson Rabelo


Texto: Victor Gonzalez
Fotos: Marcos Arzamendia



Neste dia 20 de junho, a comunidade paroquial da Igreja de Sant'Ana, no Centro, se reuniu em torno do altar do Senhor para celebrar o aniversário natalício de 92 anos do vigário paroquial, Padre Nelson Rabelo.


Para celebrar o dom da vida do muito querido Padre Nelson foi realizada uma missa presidida pelo vigário episcopal urbano e pároco de Sant'Ana, Padre José Laudares, pelos vigários paroquiais, Padres Egidio Doldi e Anizio Ferreira, e pelo capelão do Colégio Everest, no Itanhangá, Padre Hugo Landeros. A missa contou com a participação da cantora Elba Ramalho e do Ministério de Música Sete Dons, da própria Paróquia.


Dentre os amigos do Padre Nelson presentes, destaque para os casais Ana Cavalcante e Marcelo, que celebravam 25 anos de matrimônio, e Idalina e Pedro. Ambos os casais foram os principais organizadores para a realização da missa e da recepção promovida ao término da celebração eucarística. Eles também possuem trazem em suas histórias de vida um sincero e profundo agradecimento ao Padre Nelson, que pelo seu dom de cura e libertação os ajudaram a superar problemas de saúde e comerciais. Muitos outros também tem esse sentimento e passaram a ser colaboradores do padre que através desse ministério pode ajudar tantas pessoas a superar os problemas e as dificuldades que enfrentavam.


Padre José, em sua homilia, explicou que Jesus mostra como devemos nos comportar diante de Deus e dos homens. Humildade, simplicidade e fé são atributos que fazem parte da nossa relação com o Pai. Já com os nossos semelhantes não podem faltar o acolhimento, o amor e, também, a simplicidade. E algo que desagrada a Deus é sentimento de orgulho, o espírito de grandeza e a demonstração de superioridade. Para o pároco, todas essas qualidades encontramos no Padre Nelson, uma vez que ele coloca todos os seus dons e virtudes a disposição das pessoas.


- Dom recebido de Deus é para ser usado em favor de todos, com simplicidade e humildade, frisou Padre José.


O vigário episcopal encerrou afirmando que Deus é tão bom que permite que surjam pessoas santas que nos ajudam a buscar a santidade. Dessa forma somos capazes de partilhar nossa vida com Deus pela oração e com os irmãos pela solidariedade e amizade.


Após a homilia, a cantora Elba Ramalha entoou Ave Maria em agradecimento aos 92 anos do Padre Nelson.


Ao término da celebração eucarıstica, antes de dar a bênção final, Padre Nelson agradeceu a presença de todos e as homenagens recebidas e ensinou um pouco como superar as diversidades e as dificuldades que vão aparecendo ao longo da vida:


- A felicidade não está em viver, mas em saber viver.





História Religiosa: Padre Nelson Rodrigues Rabelo, um homem simples que dedicou sua vida a Deus e aos sofredores


Padre Nelson percebeu sua vocação aos 14 anos, ao participar das missas. Ele é o quinto filho de uma família católica de seis irmãos, do interior de Minas Gerais, que o incentivou a seguir o sacerdócio.


Em 1936, aos 16 anos, ele ingressou no Seminário de Mariana, em Minas Gerais. Porém, depois de sete anos de estudo, começou a sentir-se muito mal devido à manifestação de uma doença chamada xistose, que era comum na época. Essa doença causa sérios problemas no baço, fígado e intestino, e o levou à paralisia temporária.


Então, Nelson foi transferido para o seminário de Belo Horizonte, onde teve acesso a medicamentos. Foi no período que esteve nesse seminário que conheceu a Congregação do Santíssimo Sacramento, na Catedral da Boa Viagem. Ele explica que sentiu o desejo de ingressar na vida consagrada e adorar a Cristo Sacramentado.


Um ano depois, mesmo sob cuidados médicos, ele foi aceito na Congregação para fazer o noviciado que o tornaria Padre religioso sacramentino. Estava já há dois anos dedicando-se a viver plenamente o mistério da Eucaristia, quando o médico constatou que seu caso tinha se agravado e que ele corria risco de vida se continuasse estudando.


- Foi um momento muito difícil, mas eu estava convicto da minha vocação e com a ajuda de Deus, persisti e permaneci na congregação como irmão leigo, disse o Padre.


Quando estava fisicamente melhor, ele se dedicou um ano para estudar Filosofia e Teologia, e no dia 17 de dezembro de 1972, aos 52 anos, foi ordenado Padre.


- Foi uma grande graça que recebi. Então fiz um pedido a Jesus Cristo: para que concedesse uma graça ou um dom para ajudar as pessoas.


Recebeu, então, o dom da cura e libertação. Em 19 de abril de 1986 foi enviado para a Igreja de Sant´Ana, no Rio de Janeiro, onde exerceu seu ministério e seu dom até o início de 2011. Após ficar em internação hospitalar por um período de 6 meses, inclusive desenganado pelos médicos, ele retornou a residir na Igreja de Sant´Ana.


Pelo seu estado de saúde debilitado, que necessita de cuidados permanentes, Padre Nelson, muito a contra gosto, teve seus atendimentos suspensos. Incansável, ele segue participante diariamente das celebrações eucarísticas como concelebrante.



GALERIA DE FOTOS






 
  

 







  
  
  



  











Nenhum comentário: