SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Hora Santa dos Movimentos Marianos

Texto: Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Marcos Arzamendia


No quinto dia da 86ª Semana Eucarística, realizada no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana, no Centro, foi a vez dos Movimentos Marianos que compõem a Arquidiocese se encontrarem para a adoração ao Santíssimo Sacramento. O Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Edson de Castro Homem presidiu a Hora Santa, que foi concelebrada pelo Vigário Episcopal Urbano, Padre José Laudares.

Movimentos como a Federação das Congregações Marianas, Legião de Maria, Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pia União das Filhas de Maria, entre outros, estiveram presentes na Hora Santa para, além de Adorar ao Senhor, entregar a ele todo o trabalho realizado através da intercessão da Mãe de Deus.


Durante a reflexão, Dom Edson falou sobre o valor do silêncio. Ele lembrou que o Papa Bento XVI tem chamado frequentemente a atenção dos fiéis para a importância desse momento de contemplação:


- O ser humano pode fazer barulho, mas também pode fazer silêncio. Fazer barulho diante de Deus: cantar, levantar os braços, a Bíblia fala disso. Mas a Bíblia também nos fala do silêncio. Nós devemos silenciar junto ao Senhor. (...) Fazer silêncio não é apenas calar-se, é meditar, ir ao mais profundo do nosso ser, afirmou.


Dom Edson citou o exemplo de Nossa Senhora como uma pessoa que soube silenciar-se diante dos mistérios de Deus e refletir:


- Quando o mistério de Deus se manifesta com toda a sua grandeza não há palavra, só pode haver o silêncio. Maria, quando gerou o menino Jesus, ficou em silêncio. Silêncio no sentido de contemplar o mistério do qual ela era portadora, disse.


A integrante da Legião de Maria da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Dagmar de Melo, destacou a importância da Hora Santa para os movimentos Marianos:


- Sem a eucaristia a gente não vive. Ali está o nosso próprio Senhor. Não podíamos faltar nessa Hora Santa, aqui em Sant’Ana.


Para a integrante da Pia União das Filhas de Maria, da Paróquia São Thiago, Maria das Graças dos Santos, esse momento de oração é oportuno para agradecer todas as graças do Senhor e pedir pela cidade do Rio de Janeiro:


- Essa Hora Santa é muito importante para colocarmos nas mãos de Deus toda a realidade que estamos vivendo no Rio de Janeiro. Coloco minhas orações em intenção de todas as pessoas que estão precisando e espero que essa graça se estenda a todos, partilhou.


Programada para acontecer entre os dias 31 de maio e 6 de junho, a Semana Eucarística, conforme escala, conta com a participação de todos os segmentos da Arquidiocese: Escolas católicas, pastorais, movimentos eclesiais, dimensão familiar, catequese, juventude, vida consagrada, entre outras, em preparação ao dia de Corpus Christi, que esse ano será celebrado na próxima quinta-feira, 7 de junho.


Galeria de Fotos:




















Nenhum comentário: