SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 22 de junho de 2012

FALECEU DOM JOVIANO - BISPO SACRAMENTINO


Faleceu na tarde de ontem, quinta-feira, 21 de Junho, o Bispo da Congregação dos Sacramentinos e arcebispo de Ribeirão Preto, São Paulo, Dom Joviano de Lima Junior. Dom Joviano, com 70 anos, vinha se tratando de um câncer no intestino descoberto a três anos e estava internado desde o dia 10 deste mês, no Hospital São Francisco. Ele tomou posse da arquidiocese de Ribeirão Preto no ano de 2006, sendo o sétimo arcebispo da mesma cidade.

Dom Joviano foi ordenado em 8 de Dezembro de 1969 em São Carlos. . Após ser padre por 26 anos, foi nomeado bispo de São Carlos no dia 25 de outubro de 1995, também no interior paulista, sendo sua ordenação episcopal no dia 27 de Dezembro de 1995, pelas mãos de Dom Geraldo Majella, Cardeal Agnelo, Dom Constantino Amstalden e Dom Benedito de Ulhôa Vieira. Posteriormente foi escolhido arcebispo de Ribeirão, passando a responder pelas 90 igrejas católicas espalhadas pela cidade e região. De 2007 a maio de 2011 foi Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB

Ele era formado em teologia, filosofia e ciências sociais por três diferentes universidades do Estado. Durante sua vida assumiu cargos importantes na igreja, tendo sido membro da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O sepultamento está previsto para às 16h deste sábado, dia 23. O Velório está acontecendo desde a noite de ontem na Catedral Metropolitana da cidade de Ribeirão Preto.

NOTA DA CNBB:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pelo falecimento do arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano de Lima Júnior, SSS. Apesar da tristeza da notícia, renovamos a nossa fé no Cristo Ressuscitado, no qual depositamos a nossa certeza e esperança.

Mineiro de Uberaba, Dom Joviano era membro da Congregação do Santíssimo Sacramento, na qual ingressou em 1964. Teve uma atuação ministerial bastante profícua em diversas outras cidades do Brasil e do exterior. Como conselheiro e vigário geral, foi, por diversos anos, responsável pelas regiões da Congregação na Ásia e na África.

Nomeado bispo em 1995, foi enviado para a diocese de São Carlos, e em 2006 foi transferido para a arquidiocese de Ribeirão Preto. Nestas duas dioceses, desempenhou um serviço animando a pastoral, sempre com a marca de seu dinamismo missionário.

Na Conferência Episcopal, Dom Joviano foi uma presença importante e produtiva. Foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, membro do Conselho Econômico da CNBB e presidente da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos.

Como bispo delegado da CNBB para os Congressos Eucarísticos Internacionais, esteve no Canadá em 2008, e também na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2008 em Roma.

“Deus está conosco”: que este lema episcopal de dom Joviano ilumine nesta hora o Povo de Deus da Arquidiocese de Ribeirão Preto, e sirva de inspiração também em seu dinamismo e ardor apostólico. Nosso abraço fraterno também aos familiares e aos Religiosos Sacramentinos.

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB

Aqui no Rio de Janeiro, a Missa de sétimo dia será na próxima quarta-feira, dia 27 de Junho às 18 horas, na Igreja de Sant'Ana, Santuário de Adoração Perpétua.


NOTA DO ARCEBISPO DO RIO DE JANEIRO - DOM ORANI JOÃO TEMPESTA

A notícia ecoou pelo Brasil nesta tarde de quinta-feira e me encontrou justamente em uma reunião de Bispos. Surpreso, a li para todos: Dom Joviano, Arcebispo de Ribeirão Preto, voltou para a casa do Pai!

Vieram-me à mente muitas imagens e fatos que testemunhei do caro amigo de tantos anos. Tive a grata satisfação de conviver pessoalmente com Dom Joviano de Lima Júnior quando eu era Bispo de São José do Rio Preto e ele era Bispo de São Carlos, ambas as dioceses do Regional Sul 1, no Estado de São Paulo. Partilhamos muitas experiências pastorais e tivemos uma intensa amizade pessoal e espiritual. Mesmo depois de nossas transferências, eu continuei chamando-o de “meu vizinho”. Juntos, trabalhamos para a criação da Diocese de Catanduva. Encontrávamos também nas reuniões em Brasília, nas Comissões Pastorais Episcopais da CNBB.


Testemunho o seu amor à Igreja, a sua forte espiritualidade e a sua dedicação no setor de liturgia da CNBB, quando ele era o Presidente da Comissão e eu era o Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Comunicação Social. Assim pude experimentar muitos momentos de viva amizade com este verdadeiro Bom Pastor, “que conheceu as suas ovelhas” e, no sofrimento da doença dos últimos três anos, “deu a sua vida”, imolou a sua vida pelas suas ovelhas da amada Igreja e Província Eclesiástica de Ribeirão Preto.

Quero apresentar à Arquidiocese de Ribeirão Preto, ao Reverendo Clero, a Dom José Geraldo Oliveira do Vale, que estreitamente colaborou com Dom Joviano no governo da Diocese em sua enfermidade, aos leigos e lideranças, aos familiares, às autoridades e a todo o povo santo do Nordeste Paulista a minha comunhão neste momento de “trânsito” de Dom Joviano para o céu. Dom Joviano enfrentou a doença com serenidade e confiança na bondade de Deus. Agora ele ouve o convite do próprio Bom Pastor: “servo bom e fiel entra na casa do Pai!”.

Rezaremos pelo eterno descanso de nosso querido e exemplar irmão no Episcopado, de quem guardaremos as mais vivas recordações a serem seguidas pelo seu bonito testemunho de um Bispo que deu a sua vida pela sua Igreja. RIP.

DOM ORANI JOÃO TEMPESTA - ARCEBISPO DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO


Nenhum comentário: