Texto: Nice Affonso - Portal da Arquidiocese
Fotos: Victor Gonzalez - Pascom Santana
Fiéis de vários pontos da Arquidiocese do Rio se reuniram na manhã deste dia 7 de junho no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant`Ana, para a Missa Solene de Corpus Christi. Presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar Dom Edson de Castro Homem, pelo Bispo recém-nomeado, Monsenhor Roque Costa Souza, pelo Vigário Episcopal Urbano, Padre José Laudares e demais presbíteros, a ocasião comemorou a presença real de Jesus na Eucaristia.
Durante a homilia, o Arcebispo lembrou aos cristãos que a Festa de Corpus Christi destaca qual o alimento da fé e aponta para onde cada um deve caminhar:
— A data de hoje nos coloca onde vamos buscar o alimento da vida cristã: na Eucaristia e, ao mesMo tempo, aponta onde queremos chegar: ser eucaristia. Resume a centralidade da fé católica na verdade que afirma que o Senhor está presente no meio de nós, explicou.
A Festa da celebração do Corpo e Sangue de Jesus Cristo encerra com a procissão solene pelas ruas do centro do Rio, às 16h, a 86ª Semana Eucarística, que teve início no dia 31 de maio. Em entrevista exclusiva aos veículos de comunicação da Arquidiocese, o Arcebispo Metropolitano destacou:
— Corpus Christi celebra a nossa certeza de que o Senhor continua conosco, presente nas mais diversas formas, mas na especialíssima: através do seu corpo e do seu sangue, na Eucaristia, que nos congrega, que faz com que sejamos Igreja. (...) É para nós, nos tempos atuais, muito importante, porque nós, ao celebrarmos a Eucaristia, dizemos que queremos ter como centro da nossa vida Jesus Cristo. (...) Aí esta a nossa grande missão: nos alimentarmos da Eucaristia e viver animados, iluminados e seguindo Jesus Cristo, como discípulos d’ Aquele que nos amou primeiro, como é o tema dessa 86ª Semana Eucarística da nossa Arquidiocese.
A Festa de Corpus Christi
(Fonte histórica: Canção Nova)
A Festa de Corpus Christi, que começou a ser solenizada para evidencializar a Eucaristia e destacar a presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento, de acordo com o Arcebispo, é celebrada numa quinta-feira porque ecoa a Quinta-Feira Santa da instituição da Eucaristia.
A Festa de Corpus Christi, que começou a ser solenizada para evidencializar a Eucaristia e destacar a presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento, de acordo com o Arcebispo, é celebrada numa quinta-feira porque ecoa a Quinta-Feira Santa da instituição da Eucaristia.
O decreto do Papa Urbano IV teve pouca repercussão, porque ele morreu em seguida. Essa festa, no entanto, tomou seu caráter universal definitivo 50 anos depois de Urbano IV, a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.
ENTREVISTA DE DOM ORANI PARA A WEBTV REDENTOR
PROCISSÃO DA CANDELÁRIA PARA A
CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO
CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário