SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 4 de junho de 2012

"O discípulo é chamado para estar com o Mestre": Hora Santa com os ministérios e serviços ligados à Liturgia

Nice Afonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Victor Gonzalez 



O Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana, ficou repleto dos Ministros da Consolação e Esperança, da Visitação e da Acolhida, na tarde do último domingo, 3 de junho, durante a Hora Santa dedicada ao ao Ministério e à Liturgia durante a 86ª Semana Eucarística, em preparação à Festa de Corpus Christi.

O Bispo Auxiliar desta Arquidiocese Dom Paulo Cezar Costa foi o oficiante desta Hora Santa, que contou com a presença do Vigário Episcopal Urbano e pároco local, Padre José Laudares, e do Diácono César Bahia.

Durante a homilia, o Bispo lembrou à comunidade a importância de reviver a experiência do chamado e do valor de ser discípulo:

— O chamado nasce do coração do Mestre. Jesus não chama os discípulos para ensinar doutrina ou filosofia, mas para estar com ele. O discípulo é chamado para estar com o Mestre. Somos chamados para permanecer com uma pessoa viva, concreta: Jesus de Nazaré. Nele está o verdadeiro sentido da nossa existência e caminhada, destacou Dom Paulo.

De acordo com a mensagem do Bispo, que retratou o tema da Semana Eucarística de 2012: “Discípulos d`Aquele que nos amou primeiro”, o chamado de Jesus “é sinal de que ele nos amou primeiro” e a Igreja é o local preferencial para o crescimento dessa relação com Deus:

— É na Igreja que nós vivemos a nossa fé e o discipulado, o seguimento de Jesus Cristo. Quando a gente se afasta da Igreja, da comunidade, a gente perde o entusiasmo de discípulo. (...) O discípulo é chamado e enviado em missão para ser testemunha de Jesus Cristo nos ministérios que cada um exerce, na família e no mundo, enfatizou.

A 86ª Semana Eucarística teve início no dia 31 de maio e segue até o dia 6 de junho — véspera da Festa de Corpus Christi, com Horas Santas voltadas para as diversas pastorais, grupos e movimentos que atuam na Igreja. 

A missa solene de Corpus Christi será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, na próxima quinta-feira, dia 7 de junho, às 10h, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana (Praça Cardeal Leme, 11, no Centro). Às 16h a procissão arquidiocesana sairá da Igreja Nossa Senhora da Candelária (Praça Pio X, no Centro) em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião (Av. República do Chile, 245, no Centro).


 Galeria de fotos:













Nenhum comentário: