SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Hora Santa da Pastoral Familiar: Pelo valor e santidade das famílias

Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Victor Gonzalez

















A Pastoral da Família foi o segundo grupo a se reunir para a Hora Santa da 86ª Semana Eucarística, que teve início na quinta-feira, 31 de maio, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’ana. Casais de toda a Arquidiocese estiveram juntos para rezar, desejosos de que seus núcleos familiares possam ser testemunhos de amor e santidade para que, conforme o tema escolhido para este ano, todos sejam “Discípulos d’Aquele que nos amou primeiro”.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese Dom Luiz Henrique da Silva Brito foi o oficiante dessa Hora Santa, que também contou com a presença do Vigário Episcopal Urbano e pároco local, Padre José Laudares, e do vigário paroquial de Sant’ Ana, Padre Anízio Ferreira dos Santos.


— Estamos diante de Jesus para proclamar o valor e a santidade das famílias. (...) Somente de joelhos diante do Senhor é que nossas famílias podem ser transformadas, lembrou o Bispo.


Dom Luiz Henrique destacou que, em meio a uma sociedade que parece desprezar o valor, o amor e a santidade da família, é preciso rezar por todos os desafios que este primeiro núcleo da sociedade enfrenta. As dores e os contravalores que a atingem foram citados pelo Bispo que, afetuosamente, recordou aos casais que é preciso fazer da casa, espaço físico, um verdadeiro lar, local de partilha e acolhimento do outro. Enfatizando a importância de cada membro, ele pediu que a televisão seja colocada um pouco de lado para que as salas tornem a ser ambiente para o diálogo e a reconciliação:

— Vamos resgatar esses encontros da família. (... ) E que cada um compreenda que o importante não é querer ser mais que o outro, mas servir mais, disse.

O casal de coordenadores arquidiocesanos da Aliança de Casais com Cristo, Adélia e Carlos Pessoa, aproveitaram a Hora Santa para agradecer a Deus pelos seus 43 anos de matrimônio, certos de que as suas vidas são um importante testemunho para aqueles que Deus confia a eles.


— O meu melhor testemunho é o meu dia a dia, aquilo que eu faço, aquilo que eu procuro fazer para ajudar as pessoas que precisam de mim e da minha família. O melhor é sempre a gente praticar tudo em favor da família, disse Carlos.


Para Maria Alda Rodrigues Bezerra, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Ramos, que atua na coordenação arquidiocesana da Pastoral da Família – setor Casos Especiais, esta Hora Santa foi em intenção dos casais em segunda união, que também não podem ser esquecidos.


— Neste momento de adoração, a gente sempre tem que pedir muita misericórdia a Deus para os casais. E eu e meu marido, desde a hora que chegamos, pedimos especialmente pelos nossos queridos casais em segunda união, porque eles são carentes, precisam ser respeitados e muitos ainda não conhecem o amor profundo de Deus por eles, contou.


A Semana Eucarística une os fiéis da Arquidiocese do Rio em torno de Jesus Sacramentado, em preparação para a Festa de Corpus Christi, que neste ano será celebrada na próxima quinta-feira, 7 de junho.
 

Galeria de Fotos:






 







Nenhum comentário: