SEJA BEM VINDO

domingo, 3 de junho de 2012

HORA SANTA SANTA DOS MOVIMENTOS RELATIVOS A DEFICIÊNCIA

Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Marcos Arzamendia
 



Dando continuidade a programação da 86ª Semana Eucarística, que traz como tema: “Discípulos d’Aquele que nos amou primeiro!”, os membros da Fraternidade Cristã de Deficientes, do Movimento dos Deficientes Físicos, do Movimento Fé e Luz, e da Pastoral dos Surdos participaram, na manhã deste domingo, 3 de junho, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana, da Hora Santa com os movimentos relativos à deficiência.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro Dom Luiz Henrique da Silva Brito foi o oficiante dessa Hora Santa, que também contou com a presença do assessor da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese, Padre Jayme Henrique Oliveira, do Vigário Episcopal Urbano e pároco local, Padre José Laudares, e do Secretário Nacional da Pastoral dos Surdos, Professor Cesar Bacchim.


No início da celebração Dom Luiz Henrique contou para os fiéis que veio da Diocese de Campos e que já teve a oportunidade de trabalhar com o que chamou de “amados de Deus”, referindo-se aos participantes da Pastoral dos Surdos da Paróquia em que era Pároco. Além disso, falou da alegria de poder celebrar a Hora Santa com os movimentos relativos à deficiência.


— Quero dizer da minha alegria de estar aqui com vocês nessa Hora Santa, pois apesar das dificuldades que enfrentamos nunca podemos esquecer que o Senhor Jesus está sempre conosco e nos ama, disse.


Durante a homilia, ao recordar a celebração da Santíssima Trindade, o Bispo ressaltou que a Igreja deve ser um local de acolhida para todos sem exceção, pois Jesus acolheu a todos. Ele destacou ainda que mais do que tentar interpretar esse mistério é importante que o cristão viva como a Santíssima Trindade.


— Somos chamados hoje, na festa da Santíssima Trindade, a participar também desta família de amor. Ninguém deve se sentir excluído, mas, pelo contrário, deve se sentir parte dessa família, pois Deus nos ama como somos. (...) Esta festa nos recorda que Deus se importa conosco. O pai enviou seu filho para nos salvar e continua nos acompanhando através do Espírito Santo. Mais do que nos preocuparmos em interpretar esse mistério, devemos viver como a Santíssima Trindade na comunhão e na unidade porque é isso que Deus quer: uma comunidade de amor, fraternidade e paz, afirmou Dom Henrique.


Após a comunhão o Bispo deu a benção do Santíssimo Sacramento e os membros da Pastoral dos Surdos “batizaram” em Libras – Língua Brasileira de Sinais – o Vigário Episcopal Urbano e pároco local, Padre José Laudares, e o Bispo Auxiliar Dom Luiz Henrique. Durante os avisos, o Secretário Nacional da Pastoral, Professor Cesar Bacchim, informou que junto com a Paróquia Santa Margarida Maria, da Lagoa, pela primeira vez na história da Arquidiocese do Rio os Surdos farão um tapete de Corpus Christi, no Centro da cidade.

No Rio, a solenidade de Corpus Christi será realizada na próxima quinta-feira, dia 7 de junho, às 10h, na Igreja de Sant’Ana. Às 16h, uma procissão sairá da Igreja de Nossa Senhora da Candelária até a Catedral Metropolitana de São Sebastião.

A Semana Eucarística está programada para acontecer entre os dias 31 de maio e 7 de junho, e conta com a participação de vários segmentos da Arquidiocese, entre pastorais, grupos e movimentos.


Galeria de fotos:

Nenhum comentário: