SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 22 de junho de 2011

HORA SANTA DOS CONSAGRADOS

Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Fotos: Marcos Arzamendia

 












Na tarde da última terça-feira, 21 de junho, o Vigário Episcopal para os Institutos de Vida Religiosa, Sociedades de Vida Apostólica e Novas Comunidades, Dom Roberto Lopes, presidiu a Hora Santa dos Consagrados. O Vigário Episcopal Urbano, Padre José Laudares também participou desse momento de oração, durante o sexto dia da 85ª Semana Eucarística Arquidiocesana, que acontece desde o último dia 16 na Igreja de Sant´Ana – Santuário Nacional de Adoração Perpétua.

Conforme a proposta do roteiro de oração preparado para todas as Horas Santas, durante a reflexão Dom Roberto recordou os Beatos João Paulo II e Dulce dos Pobres. O Vigário destacou como ambos viviam e se alimentavam da Eucaristia, sendo, para todos os homens, mas especialmente para as almas consagradas, ícones que convidam a viver pela Eucaristia.


Conforme explicou, toda a espiritualidade de Cristo foi baseada no amor. E, na Eucaristia, Cristo demonstra esse amor de forma radical.


— Deus me escolheu para ter intimidade com ele pela consagração. A consagração é uma aliança de amor mútua entre Deus e o homem. (...) Nós somos chamados a viver esse amor contínuo, enfatizou.

Dom Roberto também explicou a castidade-doação de Cristo, que é modelo para os consagrados, que devem ser sinais proféticos de amor para o mundo.

— É na adoração que Jesus reacende o primeiro amor e a alegria da consagração, explicou.

Para a consagrada Ana Lúcia Bittencourt, da Comunidade Coração Novo, esta Hora Santa foi especial para lembrar a todos sobre o valor que há em colocar Jesus como centro da vida.

— A Eucaristia é o tudo na nossa vida, é o que nos completa, é o que nos abastece, fortalece e anima a continuar na caminhada, partilhou.

Para a responsável pela missão Canção Nova no Rio de Janeiro, Maria José Rodrigues, a Hora Santa foi um momento especial para celebrar a vida consagrada.

— Nós precisamos ter a cada dia esse amor intenso por Jesus, que é o que fortalece a consagração, que é o sentido da nossa vocação. Precisamos saber que Jesus caminha conosco, e, por isso, nós precisamos, muitas vezes, ver a presença de Jesus, não só sentir, mas ver, porque Jesus deixou a Eucaristia para nós para nos fortalecer na caminhada, partilhou.

Para a Irmã Eli Benatti, da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes, cuja espiritualidade é eucarística e marial, estar diante de Jesus Eucarístico com outros consagrados foi uma grande graça.

— Foi um momento que nos enriqueceu e que fez, como Igreja, com que nós nos sentíssemos mais próximos de Jesus, que veio dar a sua vida por nós, que quer ser nosso alimento, contou.



Galeria de Fotos: 



































Nenhum comentário: