SEJA BEM VINDO

sábado, 18 de junho de 2011

HORA SANTA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Por: Raphael Freire - Portal da Arquidiocese

O Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Assis Lopes, presidiu, na tarde da última sexta-feira, 17 de junho, na Igreja de Sant’Ana, a Hora Santa do Apostolado da Oração, seguindo a programação da Semana Eucarística 2011.

Os fiéis foram acolhidos pelo Vigário Episcopal do Vicariato Urbano e Pároco, Padre José Laudares de Ávila. Vários membros do clero também participaram do momento de oração, junto com os participantes do Apostolado da Oração de várias paróquias do Rio.


— É muito importante para o Apostolado da Oração estar aqui, na Igreja de Sant’Ana, adorando ao Senhor. Trabalhamos para que todos os vicariatos estivessem aqui na Hora Santa e na Procissão, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 23 de junho, e aqui estamos, reunidos com muito amor, disse a Coordenadora Arquidiocesana do Apostolado da Oração, Amara Colares.

Durante a celebração, Dom Assis pediu para que todos os presentes abrissem o coração para ouvir a palavra de Deus, refletindo sobre quem poderia nos separar desse amor eterno e misericordioso, como está escrito em Romanos 8, 35-39, leitura feita durante o momento de oração:

“Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada? Pois está escrito: “Por tua causa somos entregues à morte, o dia todo; fomos tidos como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou. Tenho certeza de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potências, nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos separar do amor de Deus, que está no Cristo Jesus, nosso Senhor”.


Dom Assis trazia em seu coração, o desejo de rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas, pedindo, assim, para que todos se unissem a ele em oração. O Bispo lembrou que Padres e religiosos nascem dentro das famílias, e pediu para que as mesmas apóiem mais seus filhos na vida religiosa. Ele ressaltou, ainda, a importância que o Apostolado da Oração tem para a Igreja, pois realiza um trabalho de intercessão pelos Padres, pastorais, movimentos e famílias, através de suas orações.

Com o objetivo de preparar os cristãos para a solenidade de Corpus Christi, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza todos os anos a Semana Eucarística, que agora está na sua 85ª edição. Desde 1926, a Igreja de Sant’Ana, sob a direção dos Padres da Congregação do Santíssimo Sacramento, tem o reconhecimento oficial de Santuário Nacional de Adoração Perpétua. Para o Vigário Episcopal do Vicariato Urbano e Pároco da Igreja de Sant’Ana, Padre José Laudares, é sempre uma grande graça de Deus poder realizar a Hora Santa.

— Nesta semana, todas as pastorais, grupos e movimentos têm a oportunidade de adorar a Cristo Sacramentado. A Obra da Adoração Perpétua é um grande dom da Arquidiocese do Rio e precisa ser divulgada, disse Padre Laudares.


No Rio de Janeiro, a solenidade de Corpus Christi será realizada na próxima quinta-feira, dia 23 de junho, às 10h, na Igreja de Sant’Ana. Às 16h, uma procissão sairá da Igreja de Nossa Senhora da Candelária até a Catedral Metropolitana de São Sebastião.

A Semana Eucarística está programada para acontecer entre os dias 16 e 22 de junho, e conta com a participação de vários segmentos da Arquidiocese entre pastorais, grupos e movimentos.

* Fotos: Raphael Freire

Fotos: Marcos Arzamendia

Nenhum comentário: