As escolas católicas estiveram na manhã desta quinta-feira, 16 de Junho, em Adoração, abrindo a 85ª Semana Eucarística com o tema: “Sou Eu! Não tenhais medo! Na procissão de entrada, duas grandes estampas do Beato João Paulo II e da Beata Dulce dos pobres.
Para presidir a Hora Santa, Dom Nelson Francelino, bispo auxiliar de nossa arquidiocese, juntamente com Padre José Laudares, vigário Episcopal urbano e pároco desta Igreja, com os diáconos permanentes Luiz Francisco e Mario Marcos dos Santos.
Este anos um número maior de escolas municipais compareceu, reforçando as palavras do bispo para procurarmos nossos vereadores e cobrarmos o apoio para o projeto de lei que vem implantar o ensino religioso nas escolas públicas.
Em sua homilia, Dom Nelson ressaltou a importância de reforçar o alicerce da construção do conhecimento.
- Hoje é comum vermos jovens que se drogam, se frustam (...) O amor de Deus, a religião foi descartada, como se Deus não existisse.
Destacou a Eucaristia como sinal vivo da religião: Deus está presente nas realizações.
Apontando para os jovens alunos, o Bispo deu exemplo de sua vida: fez a Primeira Comunhão com 10 anos ( hoje com 46), e nunca faltou a Missa ao domingos. Nunca deixou de receber a comunhão. A liturgia nos deixa uma mensagem excelente, principalmente aos jovens.
Lembrou a cada um dos ouvintes que, aconteça o que aconteça, nada nos separará do amor de Deus.
- Jesus sabe de nossa necessidades. Ele vê a fome e o desconforto dos mais humildes! Ele vê com tristeza o recolhimento dês jovens drogados com grande tristeza em seu coração santo.
Dom Nelson alertou a cada um para nunca esquecer da caridade:
- Se você tem dois pés, qual é a necessidade de ter 15 pares de sapatos? Divida um pouco com seu irmão mais necessitados...Na Eucaristia somos convidados a abrir o nosso coração para a solidariedade.
No final, a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da educação, Srª Vera Santiago, leu breve mensagem de acolhida ao novo bispo animador desta pastoral, onde o ensino religioso é uma importante contribuição para a construção de uma cultura de paz.
Palavras de Dom Nelson:
-“ O ensino religioso vai, com certeza, redimensionar a educação para os valores transcendentes, para os valores que abraçam essa outra dimensão do ser humano, que a nossa cultura imediatista não trabalha. Eu creio que, neste momento, é uma contribuição para que o homem preste mais atenção ao resgate de valores que venham a dinamizar essa transcendência humana, que não pode ser substituída ou deixada para segundo plano de jeito nenhum.”
Com seu jeito carinhoso, Dom Nelson Francelino fez pose para fotos com alunos das diversas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário