SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 20 de junho de 2011

HORA SANTA DO CLERO

Texto: Carlos Moioli, do Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Fotos: Marcos Arzamendia

Com o tema “Mestre, onde moras?”, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta presidiu na noite da última segunda-feira, 20 de junho, a Hora Santa do Clero, dentro da programação da Semana Eucarística 2011, que está sendo realizada na Igreja de Sant´Ana — o Santuário Nacional de Adoração Perpétua, no Rio de Janeiro.

Nas palavras de acolhida, Dom Orani convidou a todos para rezar pelas vocações e pela santificação do clero, como uma necessidade e um sinal da vitalidade da Igreja. De maneira especial, aos pés de Jesus Eucarístico, pelos presbíteros idosos, enfermos e falecidos.


Recordou ainda que a Hora Santa estava sendo realizada por ocasião do 60º aniversário da ordenação presbiteral do Papa Bento XVI, que será comemorado no dia 29 de junho. Para manifestar a proximidade espiritual para com o Santo Padre, o presente de 60 horas de oração está sendo em todas as instâncias da Igreja do Rio de Janeiro, da presente data até o dia 1º de julho, na festa do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.


- Todos os anos, por ocasião de Corpus Christi, os presbíteros de diversos lugares e realidades se unem para rezar e adorar Jesus na Eucaristia, centro de nossa fé. Neste ano, estamos rezando pelos 60 anos de ordenação do Santo Padre, que mostra a comunhão, a catolicidade da Igreja. A oração é graça e chega até o coração de Deus, afirmou Padre Nixon Bezerra de Brito, da Paróquia Santos Mártires Ugandenses e Nossa Senhora de Nazaré, do Acari.


Juntamente com os presbíteros, a celebração contou com a presença dos bispos auxiliares, diáconos transitórios e permanentes, seminaristas, religiosos e agentes promotores das vocações de especial consagração.


- A oração é uma grande homenagem que prestamos a Deus. É o nosso reconhecimento de sua grandeza. Não existe nada maior no mundo do que o amor de Deus. Nós, presbíteros, também precisamos de oração, porque ela é o sustento de nossa vida. Em sua bondade, Deus nos dá mais do que precisamos, afirmou o Padre José Viana Moreira, religioso da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas), com 61 anos de sacerdócio.


Realizada todos os anos, há 85 anos, em preparação à solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - Corpus Christi, a Semana Eucarística tornou-se tradição na Igreja do Rio de Janeiro. Neste ano, sendo realizada de 16 a 22 de junho, conta com a participação de todos os segmentos eclesiais da Arquidiocese.


Os textos da Hora Santa 2011, que refletem sobre a vida e o ministério de Cristo, são compostos por meditações, cânticos, leituras bíblicas e momentos de oração. Nas preces, um pedido especial pelo 11º Plano de Pastoral e ainda, em ação de graças, pela beatificação de João Paulo II e de Irmã Dulce dos Pobres.


- Os presbíteros são chamados para este momento de oração e adoração a Jesus Eucarístico, já que servem cotidianamente pelo ministério recebido pela Igreja. O ato da adoração é um testemunho da presença real de Jesus na Eucaristia, ponto alto da vida cristã. Esta ação não pode ser funcional, porque o presbítero não é funcionário do Sagrado. Apesar de suas limitações, ele tem a missão, um privilégio concedido pelo Senhor, de servir o povo pela celebração da Eucaristia, afirmou o diretor espiritual do Seminário São José, Padre Fábio Luiz de Souza.

Durante a reflexão, Dom Orani ressaltou o testemunho de vida dos novos beatos, João Paulo II e Irmã Dulce dos Pobres. Recordou que nada, nem os desafios, nem os sofrimentos e até a fragilidade da doença que cada um enfrentou pela vida, não os separou do amor de Cristo.

Nesse contexto, Dom Orani exortou a todos, em particular, aos presbíteros, para não terem medo de abrir as portas do coração a Cristo. Insistindo pela necessidade da conversão do coração, a mudança de vida, pediu para que cada um colocasse sua confiança no Senhor. Nos momentos de alegria ou diante dos sofrimentos, desconfianças e das maldades das pessoas, perceber que, no olhar da fé, o Senhor vem ao encontro, e por isso, vibrar com sua presença.

- A nossa melhor oração é a santidade. Precisamos ser configurados ao coração de Cristo, deixando nossa vida ser conduzida pelo Espírito de Deus. A santidade transforma o mundo, faz com sejamos fermento no meio da massa de tempos novos, afirmou.

Ao refletir sobre o episódio da multiplicação dos pães, Dom Orani encorajou cada um a não desanimar diante das responsabilidades e da quantidade de necessidades do povo e da Igreja. Recordando a importância de enxergar os acontecimentos à luz da fé, disse que o esforço humano é necessário, mas não é suficiente. As maravilhas só acontecem, lembrou o Arcebispo, quando as ações são confiadas e realizadas por Deus.

No Rio de Janeiro, a solenidade de Corpus Christi será realizada na próxima quinta-feira, dia 23 de junho. A primeira Celebração será às 10h, na Igreja de Sant´Ana. Na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, às 15h, Dom Orani preside a Solene Oração da Tarde. A procissão inicia às 16h, seguindo pela Avenida Rio Branco e Chile, até a frente da Catedral, concluindo com a benção do Santíssimo. Na Catedral, às 18h30, acontece a celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.


Fotos: 


Dom Antonio Augusto, Dom Assis e Dom Pedro Cunha





Padre Eduardo





WEBTV - Transmissão ao Vivo.












Final da Hora Santa foi oferecido uma grande confraternização para os padre e seminaristas.

Nenhum comentário: