SEJA BEM VINDO

sábado, 18 de junho de 2011

HORA SANTA DA INICIAÇÃO CRISTÃ

POR VICTOR GONZALEZ - PASCOM VICARIATO URBANO
A Hora Santa da Iniciação Cristã aconteceu às 10h deste sábado, dia 18 de junho. Presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e animador de todos as atividades ligadas à iniciação cristã, Dom Pedro Cunha, a Hora Santa teve a participação da Catequese Especial, Catequese Eucarística, Coroinhas, Cruzada Eucarística, Infância Missionária, Movimento Eucarístico Jovem, Perseverança, e crianças das catequeses paroquiais. Padre José Laudares, vigário episcopal urbano concelebrou. Também presente a Irmã Lucia, responsável pela Iniciação Cristã na Arquidiocese. A animação musical ficou com o ministério de música do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Centro.


Dom Pedro, em sua reflexão, destacou a importância da participação de todos na Semana Eucarística, para meditar a presença do Corpo de Cristo na Hóstia Santa. É nesse encontro com Jesus que recuperamos as forças necessárias para seguir na Sua vontade e pregar as Suas palavras.

O Bispo recordou a sua própria iniciação cristã, quando com 10 anos já freqüentava o Santuário de Adoração, acompanhando seu pai. Ele compartilhou que sentia uma enorme alegria em poder fazer a adoração eucarística, além de servir como coroinha, estando assim muito próximo do Cristo no serviço do altar.

- Este é o sentimento daqueles que amam: querer ficar próximo de todos aqueles que são especiais. E o mais especial é Jesus Cristo, ensinou.

Dom Pedro continuou refletindo sobre como Cristo demonstra seu amor por nós ao afirmar que estará conosco até o fim dos tempos. De fato, Cristo está na Eucaristia. Cristo é importante para nossa existência e para a história da humanidade. Para o Bispo, muitas vezes diante do Santíssimo Sacramento as pessoas perdem a fala e não sabem como se portar, mas basta que nos prostremos para que possamos estar próximos e dentro Dele.

Falando sobre o evangelho lido, Dom Pedro mostrou que Jesus se compadeceu dos famintos e realizou o milagre da multiplicação dos pães. Da mesma forma, Jesus também nos alimenta espiritualmente e devemos ser gratos por isso.

- É necessário que nos alimentemos do pão vivo e essencial que é o Cristo na Eucaristia, ensinou.

Para encerrar, o Bispo desejou que Deus possa continuar abençoando o sempre fecundo ministérios dos catequistas, essa missão de levar os ensinamentos do Cristo à todas as crianças e adolescentes.

Fotos:




















Nenhum comentário: