SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Peregrinos da JMJ poderão conhecer Igrejas Históricas através de visitação guiada

Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio



Uma iniciativa que visa levar o conhecimento da história da arte e da arquitetura brasileira através da visitação de Igrejas Históricas. Assim é o projeto Igrejas Históricas: Descobrindo e Revelando seus Acervos, realizado pela pró-reitoria de extensão e cultura da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A atividade fará parte do roteiro do “Itinerário de Fé” durante a Jornada Mundial da Juventude.

Serão 510 voluntários que atuarão, em 28 Igrejas no Rio de Janeiro e seis em Niterói, junto aos alunos de Museologia e de Turismo da UNIRIO. O objetivo é mostrar um pouco da riqueza histórica e artística contida nas Igrejas, principalmente daquelas localizadas no centro da cidade.

Os peregrinos que chegarem para a JMJ irão receber um folheto com os templos que participam do circuito, além do procedimento de visitação. Os materiais serão distribuídos em três línguas: inglês, português e espanhol.

A idealizadora do projeto, professora de História da Arte da UNIRIO Márcia Valéria Teixeira explicou que serão distribuídas senhas nas Igrejas participantes para que sejam organizados grupos de 20 a 25 pessoas para as visitas guiadas. Segundo Márcia, o projeto tem o perfil de estender o conhecimento da arquitetura carioca para os moradores e turistas:

— Queremos possibilitar não só o conhecimento da comunidade acadêmica. O projeto tem esse perfil: estender o conhecimento de dentro da Universidade para a comunidade, mas também, audaciosamente, tive a ideia de fazer essa extensão à comunidade, aos brasileiros e também aos estrangeiros que vêm a nossa cidade, vêm conhecer e não têm a possibilidade de descortinar essa riquíssima arquitetura que temos na cidade. Esse projeto vai contemplar as igrejas do período colonial que têm os estilos dominantes: barroco e rococó, afirmou.

Os peregrinos também irão receber um manual elaborado pela UNIRIO, em parceria com a Faculdade São Bento, o Centro Universitário La Salle e o Comitê da Jornada Mundial da Juventude, que consiste em um resumo do histórico de cada uma dessas Igrejas. A ideia é que esse material venha a se transformar em um livro.

A professora esclareceu ainda que as visitas ocorrerão em horários específicos, respeitando os atos centrais e a programação interna de cada Igreja:

— As visitas serão em horários específicos, de domingo e domingo, respeitando os horários de missa e ofícios. Respeitando também os atos centrais e catequeses. Iremos distribuir os horários dos voluntários por idioma, esclareceu.

Visitações Mediadas no pós-Jornada

O Projeto Igrejas Históricas do Rio de Janeiro já iniciou as atividades desde o mês de junho e seguirá até dezembro de 2013. Nos períodos anteriores e posteriores à JMJ, o agendamento deve ser feito através dos e-mails: agendamento.igrejashistoricas@gmail.com ou agendamento.igrejashistoricas@unirio.br.

Segundo a professora, visando à capacitação dos voluntários para a realização das visitas guiadas, os alunos receberam um curso preparatório não só na área de história da arte brasileira no período colonial, mas, especificamente, como realizar visitas mediadas.

Para Márcia, o projeto Igrejas Históricas do Rio de Janeiro deixará como legado para a cidade o conhecimento arquitetônico:

— Acho que é um legado que estamos deixando para o Rio de Janeiro, com a possibilidade de transmitir esse conhecimento, disse.

Entre as Igrejas a serem visitadas estão a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora Do Monte do Carmo e a Igreja da Santa Cruz dos Militares. 

A planilha com a escala de horários de visitação está disponível no blog: http://www.igrejashistoricasriodejaneiro.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário: