SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Papa Francisco: nós, padres, temos de ser pais



Deus quer que os padres vivam com plenitude uma forma especial da graça da paternidade: a paternidade espiritual e pastoral em relação às pessoas a eles confiadas. Foi o que afirmou o Papa Francisco na missa desta quarta-feira na Casa Santa Marta.


O “desejo da paternidade” está inscrito nas fibras mais profundas de um homem. E um sacerdote, afirmou o Papa, não é uma exceção, ainda que seu desejo esteja orientado e seja vivido de modo especial.


— Quando um homem não tem esta vontade, algo falta nesse homem. Algo não funciona. Todos nós, para ser plenos, maduros, devemos sentir a alegria da paternidade: também nós os celibatários. A paternidade é dar a vida aos demais, dar vida, dar vida... Para nós, será a paternidade pastoral, a paternidade espiritual: mas é dar vida, converter-se em pais, afirmou Francisco.


O ponto de reflexão em que se baseou o Papa foi o trecho o Gênesis no qual Deus promete ao idoso Abraão a alegria de ter um filho e uma descendência como as estrelas do céu.

— Comove-me – comentou o Papa – olhar este ancião de noventa anos com o cajado na mão. Me faz pensar em um pai, quando defende a sua família, os seus filhos.

E acrescentou:

— Um pai que sabe o que significa defender os filhos. Esta é uma graça que nós, sacerdotes, devemos pedir: ser pais. (...) Pecados temos muitos, mas isso écommune sanctorum: todos temos pecados. Mas não ter filhos, não se tornar pais, é como se a vida não chegasse ao final: como se parasse na metade do caminho. Por isso devemos ser pais. Mas é uma graça que o Senhor nos dá. As pessoas nos chamam assim: ‘padre, padre, padre...’ Nos querem assim, pais, com a graça da paternidade pastoral. Agradeçamos ao Senhor por esta graça da paternidade na Igreja” afirmou o Papa.


Um pouco depois da Missa matutina, o Papa Francisco realizou o seu encontro semanal de quartas-feiras com os peregrinos, na Praça de São Pedro. Este é o resumo de sua catequese:


Queridos irmãos e irmãs,


Uma das imagens que ilustra o mistério da Igreja é a de Templo de Deus. No Antigo Testamento, o Templo construído por Salomão era o lugar por excelência do encontro com Deus, pois ali se guardava a Arca da Aliança, sinal da presença do Senhor no meio do seu povo. Porém este Templo era somente uma prefiguração da Igreja, que é a verdadeira casa de Deus, o Templo onde mora o Espírito Santo, que a guia e sustenta. A Igreja tem Cristo como pedra angular e cada batizado é como que uma pedra viva neste edifício espiritual. Isso significa que na Igreja, ninguém é inútil, ninguém é secundário ou anônimo: todos formamos e construímos a Igreja. Por isso se falta o tijolo da nossa vida cristã, falta qualquer coisa à beleza da Igreja.

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário: