SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Lutar por um Brasil melhor. Como cristãos.

Por Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Foto: Carlos Moioli



O mundo assiste aos protestos que acontecem por muitas cidades do Brasil, em manifestações populares que já chegaram a reunir mais de 1,2 milhão de pessoas pelas ruas num mesmo dia. O país, desde 1992, ano do impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, não era palco de reivindicações que assumissem tamanha proporção.

O movimento, articulado pelas mídias sociais, tem, em sua maioria, jovens como protagonistas. E visa ao bem da nação. Felizmente, olhando para as últimas notícias, referentes à derrubada da PEC 37 — que concederia poder exclusivo à polícia para realizar investigações criminais, retirando essa possibilidade do Ministério Público — e ao projeto de a Câmara destinar 75% dos royalties do petróleo e gás natural para a educação e 25% para a saúde, talvez se possa afirmar que as manifestações já começam a produzir os bons frutos esperados pela população.


Tais princípios de vitória revelam a força de uma juventude que, unida, aprende a reivindicar seus sonhos de viver num país mais justo e fraterno. E, ao mesmo tempo, revelam uma linda verdade: os jovens brasileiros sabem o que querem no presente para a construção de um futuro mais próspero.


O mundo, perplexo e emocionado, assiste a ida para as ruas de uma juventude considerada, até então, alienada da política. O que se vê são rapazes e moças que, neste momento da história — mais do que motivados pela revolta com o aumento dos vinte centavos nas passagens, sem melhoria para os transportes urbanos — , expressam suas frustrações e anseios sobre o rumo das perspectivas do país que influenciam o caminhar individual de cada um.


Não, o mundo não viu apenas atos de vandalismo. Não, os jovens brasileiros não são intolerantes e nem destruidores do patrimônio público e privado. Quem se envolveu com esses atos depredatórios foram pequenos grupos que não representam a maioria da população. E foram mesmo pequenos grupos! E isso, infelizmente, ganhou muito espaço na cultura sensacionalista da mídia, abafando a beleza da verdade do que se via pelas ruas do país.


Os jovens brasileiros são gente de paz, que sonha com um futuro melhor e impregnado pelos valores cristãos, que, antes mesmo de remeterem a qualquer credo que seja, são valores humanos que se voltam para o social.


E não se pode negar que em meio a essa multidão há muitos cristãos que, conforme a orientação do Papa Francisco, por ocasião do seu encontro recente com professores e estudantes, estão cientes sobre qual é o seu compromisso social, já que para o cristão é “uma obrigação envolver-se na política”, citada por ele como uma das mais altas formas de caridade, por buscar o bem comum.


A juventude, que carrega em si a responsabilidade de auxiliar na construção de um futuro melhor, tem como missão buscar a transformação da sociedade tendo os ensinamentos de Jesus Cristo como critério. O espírito democrático comporta a paz, o respeito ao outro e à ordem pública, exatamente como o cristianismo.

Nenhum comentário: