SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Jornada da Juventude terá shows de 300 artistas de diversos países

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho, vai receber pelo menos 300 artistas nos palcos centrais de Copacabana, na Zona Sul da cidade, e Guaratiba, na Zona Oeste. A programação, que foi divulgada pela organização do evento nesta quinta-feira, é dividida em cinco Atos Centrais: Missa de abertura, Boas-Vindas ao Papa Francisco, Via-Sacra, Vigília de Oração e Missa de Envio. Entre os artistas que vão se apresentar estão Fafá de Belém, o ídolo sertanejo Luan Santana, e importantes nomes da música católica, como os padres Marcelo Rossi e Fábio de Mello e o grupo Rosa de Sarón.

Além de brasileiros, vão cantar também artistas do Chile, Espanha, Estados Unidos, Nicarágua, República Dominicana, Argentina, Porto Rico, México, Alemanha, Coréia do Sul, Costa Rica e Colômbia, em uma programação pensada para privilegiar cinco idiomas oficiais da Jornada Mundial da Juventude inglês, espanhol, português, francês e italiano.

As apresentações musicais serão acompanhadas pela banda oficial da JMJ ou pela orquestra sinfônica de Barra Mansa, cidade do Sul Fluminense. Além dos cantores, DJs vão apresentar o melhor da música eletrônica católica aos peregrinos. A programação da Jornada Mundial da Juventude inclui ainda uma série de atrações culturais, com música, dança e do teatro, envolvendo aspectos da cultura e da fé católica no Brasil e no mundo.

Espetáculos de música e teatro prometem emocionar

Na tarde de quarta-feira, dia 23, primeiro dia da JMJ, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, dará as boas-vindas aos peregrinos na Missa de Abertura no palco de Copacabana. O Papa, que chega ao Rio no dia anterior, não estará na cerimônia. Ao desembarcar no Brasil, ele seguirá para a cidade paulista de Aparecida.

Primeiro dos Atos Centrais, a Missa de Abertura contará com a apresentação do Coral Carioca JMJ, formado por 100 cantores de diversas regiões da cidade-sede. Ensaiados pelo preparador vocal Tony Lucchesi, os artistas vão cantar cerca de 30 músicas, entre elas, o hino oficial da JMJ, que será apresentado em vários idiomas. Às 18h, está prevista a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada.

O Papa Francisco será recebido pelos peregrinos com o musical Terra de Santa Cruz, que vai tomar o palco de Copacabana na quinta-feira. O espetáculo pretende mostrar ao Pontífice as belezas do país e a fé do povo brasileiro. O evento começa às 14h com a apresentação de DJs católicos. A chegada do Papa está prevista somente para as 17h. Ele deve chegar de helicóptero e será recebido por Dom Orani no Forte de Copacabana. De lá, segue pela Avenida Atlântica até o palco de Papamóvel. No altar que será montado no Leme, o Papa será recebido com a música Seja Bem-Vindo, interpretada por um dos ídolos da música católica, padre Fábio de Mello.

Um dos destaques do segundo Ato Central da JMJ promete ser a cantora Fafá de Belém. Para representar o Norte do país, Fafá irá interpretar a canção-tema do Círio de Nazaré junto com a jovem a cantora Nazaré Araújo. O Papa deixa o palco às 19h, mas as apresentações continuam até as 22h30m, com shows de artistas de vários países, como Espanha, Estados Unidos, Chile, Argentina e Alemanha. Os brasileiros do Rosa de Sarón e um coral com 60 crianças cantando em guarani também vão se apresentar.

A Via-Sacra será encenada em 13 palcos espalhados pela Praia de Copacabana na sexta-feira, dia 26. Com melodias inspiradas nas obras de Beethoven, compositor preferido do Papa Francisco, o espetáculo vai retratar o trajeto percorrido por Jesus Cristo na cidade de Jerusalém em cenários cariocas, como a Pedra do Arpoador e a Escadaria Selarón, na Lapa. Serão 14 estações, com 13 delas encenadas ao longo de 900 metros do canteiro central da Avenida Atlântica e a última, no palco central, onde estará o Pontífice. Do palco principal, onde haverá uma representação de que estiver acontecendo nas 13 estações, o Papa presidirá a encenação.

Um dos destaques do elenco, composto por 280 voluntários, é a atriz Cássia Kiss, que vai interpretar Maria. Outros artistas que participarão da Via-Sacra são Murilo Rosa, Eriberto Leão, Lívia Aragão, além da apresentadora Ana Maria Braga. Todos devem ler os trechos bíblicos referentes às estações, que antecedem a meditação. O ato também contará com a participação da Guarda de Honra da Cruz Peregrina, que será responsável por levar um dos símbolos da JMJ até o palco principal. O texto da Via-Sacra foi elaborado pelos Padres Zezinho e Joãozinho. A encenação dever durar cerca de uma hora e 15 minutos. A transmissão será feita para todos os participantes através dos telões.

No sábado, dia 27, quando começa a vigília no Campus Fidei, em Guaratiba, o destaque será o Show do Futuro. A partir das 10h30m, 50 atrações vão se apresentar divididas em 13 shows. A programação segue até meia-noite, com um intervalo para a vigília com o Papa Francisco. Nome consagrados da música católica brasileira, como os padres Reginaldo Manzotti, Marcelo Rossi e Fábio de Mello, vão subir ao palco, em 15 horas de apresentações.

O show do grupo de origem italiana Gen Rosso promete ser um dos momentos mais emocionantes. Formado por artistas de diversas partes do mundo, a banda vai apresentar um musical que contará com 200 ex-dependentes químicos como figurantes. O ato contará também com as participações do ator Tony Ramos e do cantor Luan Santana. O convite ao sertanejo foi feito, segundo a diretora musical Ziza Fernandes, para fazer uma ponte jovem com o público. Em diversos momentos da programação, os peregrinos ainda participarão do ensaio do flash mob que será apresentado para o Papa Francisco no domingo.

No último dia da JMJ, os jovens que passarão a noite em vigília no Campos Fidei serão despertados às 7h com um show do Ministério Adoração e Vida. Às 9h30m, o Papa Francisco reencontra os peregrinos, que vão recebê-lo com um grande flash mob. Os organizadores esperam reunir 2 milhões de pessoas no ato e assim bater um recorde. Às 10h, o Pontífice dá início à Santa Missa de Envio, o quinto Ato Central da JMJ 2013. Em seguida, ele anuncia o próximo local que acolherá a Jornada Mundial da Juventude. Ao meio-dia, também fará a oração do Angelus com os peregrinos.

Dois shows serão realizados antes da missa, e mais dois logo após a celebração. O Coral Carioca e cantores de diversas nacionalidades vão se apresentar com músicas litúrgicas. Nove padres-cantores brasileiros, entre eles padre Reginaldo Manzotti, padre Fábio de Melo e padre Marcelo Rossi, também vão animar os peregrinos.

Segurança está bem cuidada, diz diretor da JMJ

O diretor dos Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude, padre Renato Martins, garantiu ao jornal Extra que a onda de manifestações pelo Brasil não vai atrapalhar o encontro dos jovens católicos. Ele afirmou que a segurança dos locais por onde o Papa Francisco vai passar está sendo bem cuidada e que a Igreja não vai calar ninguém.

A Igreja vem acompanhando os desdobramentos das manifestações com grande alegria. Isso mostra que o jovens querem um país melhor. Esse momento tem uma íntima ligação com a jornada. Todos têm direito de manifestar suas opiniões e a Igreja não vai calar a voz de ninguém. A parte da segurança de Copacabana está sendo muito bem cuidada pela Polícia Federal e pela Secretaria de Segurança. A atmosfera do Rio de Janeiro vai mudar com a chegada do Papa aposta o padre.

O organizador explicou também que os atos do evento vão abordar questões consideradas polêmicas, como o aborto:

Quando formos falar de uma jovem que luta pela vida, vamos tratar dessas questões, dizendo não ao aborto.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: