SEJA BEM VINDO

domingo, 23 de junho de 2013

Dom Dimas apresenta temas de comunicação




No segundo dia de reunião do Conselho Permanente da CNBB, o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Barbosa Lara, tratou do curso de comunicação para os bispos, prêmios de comunicação da Conferência, e encaminhamentos sobre o Diretório da Comunicação para a Igreja no Brasil.

Dom Dimas comunicou que o próximo curso que o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais da Santa Sé oferece, para formação do episcopado no campo da comunicação, vai ser realizado no nordeste. Vários bispos tomaram a palavra e realçaram a importância da participação neste curso.

O Conselho Permanente aprovou a realização da entrega dos prêmios que a Conferência tradicionalmente oferece aos comunicadores. A iniciativa dos bispos reconhece valores importantes em quatro áreas da mídia: cinema, rádio, televisão e imprensa, esta última também considera trabalhos publicados na Internet.

O prêmio “Margarita de Prata” premia obras do cinema brasileiro que abordam valores humanos, éticos e cristãos. Os outros prêmios da CNBB são: “Clara de Assis”, para programas de televisão; “Microfone de Prata”, para rádio, e “Dom Helder Câmara”, de imprensa. O objetivo principal a ser alcançado na escolha das quatro categorias é valorizar os trabalhos que dignificam o ser humano.

Por delegação da última Assembleia Geral da CNBB, o Conselho Permanente ficou de encaminhar a aprovação do Diretório de Comunicação. Dom Dimas apresentou os desafios que se apresentam nesse trabalho. Um debate amplo por parte dos membros do Conselho resultou na programação de trabalhos para as próximas reuniões ordinárias do Conselho. Entre os encaminhamentos, ficou definido de que a presidência nomeia uma comissão especial que vai reunir as contribuições da Assembleia Geral e trazer para a reunião de outubro, para análise e aprovação.

Dom Dimas também deu as últimas informações sobre o 8º Mutirão Nacional de Comunicação, que será realizado de 27 de outubro a 1º de novembro próximos, na Arquidiocese de Natal (RN), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No material de divulgação do evento está presente o objetivo do Muticom: “Em seu escopo geral, como assinalado, o objetivo do Mutirão Brasileiro de Comunicação é o de reunir comunicadores, profissionais, pesquisadores, agentes de pastoral e autoridades da Igreja e civil para refletirem, conjuntamente, sobre a democratização e as políticas de comunicação, as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social.

Nesse sentido, cada mutirão trabalha com um tema motivador, por meio de Palestras e de Painéis que desdobram o tema central buscando refletir e aprofundar aspectos teóricos e práticos da vivência e das políticas de comunicação na Igreja e na sociedade. Desenvolvem também atividades de aperfeiçoamento técnico-profissional (Oficinas) e de educação para a comunicação, exposições culturais e com pesquisas na área e outros assuntos vigentes do momento com (Grupos de Trabalho)”.


Fonte: CNBB

Nenhum comentário: