SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 24 de maio de 2013

"O MAIS IMPORTANTE DE TUDO É A NOSSA FAMÍLIA".


Por: Nice Affonso - Portal da Arquidiocese
Foto: Nice Affonso

A 87ª Semana Eucarística arquidiocesana reuniu as famílias em adoração diante de Jesus Sacramentado, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na noite desta quinta-feira, 23 de maio.

Motivados pelo tema escolhido para este ano “Venham, meus amigos! Sejam missionários!”, membros da Aliança de Casais com Cristo, do Encontro de Casais com Cristo, Encontro do Diálogo, das Equipes de Nossa Senhora, do Movimento Defesa da Vida e das demais pastorais ligadas à Família se colocaram em oração pelas intenções familiares e pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).

O Bispo Auxiliar Emérito Dom Assis Lopes, oficiante desta hora santa, durante a homilia destacou que é preciso ter a consciência do valor da família:

— O mais importante de tudo é a nossa família, afirmou.

Ele lembrou que as famílias “geralmente, lamentavelmente se reúnem apenas em enterros”, mas que não deveria ser assim porque a união de uns com os outros é fundamental para que flua o amor e para que haja aprendizado, inclusive cristão:

— É preciso redescobrir a alegria do se reunir, do estar junto. O essencial é a convivência, lembrou.

Conforme esclareceu Dom Assis, os casais têm uma missão singular: fomentar a fé e a importância da convivência no seio das famílias:

— Os casais devem ajudar os outros a serem mais felizes. Mas é preciso também ser feliz, porque não basta a pregação, mas sim o testemunho concreto, ensinou.

O Bispo exortou a todos sobre a brevidade da vida:

— A vida passa muito depressa... Que a gente não perca tempo para fazer o outro feliz. Felicidade não cai do céu. A gente constrói a cada dia, ponderou.

Tatiana Machado de Melo, assessora do núcleo de formação e espiritualidade da pastoral familiar, demonstrou sua alegria por esta ocasião proporcionar um encontro pessoal com Jesus:

— É um momento muito importante para a gente poder parar com as atividades do dia a dia, com a casa, o trabalho, os filhos, para estar aos pés de Jesus, como discípulos, entregando todas as intenções que a gente traz e, ao mesmo tempo, fortalecendo o chamado missionário que ele faz a cada um de nós, não só como indivíduos, mas também como famílias, partilhou.

Para o coordenador da Aliança de Casais com Cristo da Igreja de Sant'Ana, João Soares, estar diante de Jesus nesta ocasião especial do ano proporciona a graça da unidade:

— A hora-santa é muito importante porque ela passa a unir mais as famílias e os grupos, afirmou.

A Semana Eucarística acontece anualmente em preparação à Festa de Corpus Christi, que acontecerá na próxima quinta-feira, 30 de maio.




Nenhum comentário: