SEJA BEM VINDO

sábado, 25 de maio de 2013

HORA SANTA DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA


Por Raphael Freire - Portal da Arquidiocese
Foto - Raphael Freire

Na noite desta sexta-feira, 24 de maio, os membros da Renovação Carismática Católica (RCC) do Rio de Janeiro se reuniram na Igreja de Sant’Ana, Santuário Nacional de Adoração Perpétua, no Centro do Rio, para participar da Hora Santa da RCC, que faz parte da programação da 87ª Semana Eucarística realizada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Presidida pelo Vigário Episcopal do Vicariato Urbano e Pároco local, Padre José Laudares, o encontro eucarístico foi concelebrado pelo Assessor Eclesiástico da RCC, Padre Marco Antonio Duarte, que proferiu a homilia inspirado pelo tema da Semana Eucarística deste ano: “Venham, meus amigos! Sejam missionários!”, que faz referência também ao tema e ao hino oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).

— Queridos irmãos e irmãs, toda vez que eu entro aqui nesta Igreja lembro da primeira vez que vim aqui, principalmente nestes dias que nós fazemos nosso louvor. Eu era uma criança e vim guiado pelas mãos de minha avó. Achei tudo grandioso e ao olhar o ostensório meu coração parecia que ia sair pela boca de tanta emoção e alegria. Hoje estamos aqui e compreendemos que esse lugar é o coração da nossa Arquidiocese, é o lugar onde Deus está, disse saudoso, Padre Marco Antonio.

Em sua reflexão, o sacerdote destacou também a importância de todos os fiéis do Rio de Janeiro entenderem que Deus escolheu a Cidade Maravilhosa para sediar a JMJ Rio2013 com a finalidade de que todas as pessoas, de todas as partes do mundo, tenham uma experiência profunda com Ele.

— Deus desejou que o Rio de Janeiro não fosse só um lugar de competições esportivas, mas também um lugar da experiência do amor do Pai. É aqui que milhares e milhares de jovens vão ser chamados para também fazerem uma experiência de Deus. E talvez o lugar desta experiência aqui no Rio de Janeiro seja na sua casa, onde o jovem vai dormir, talvez numa catequese, no meio da rua, num evento na praia, ou talvez olhando para o nosso querido Papa Francisco, afirmou.

Membros do Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica também participaram da Hora Santa. O presidente, Almir Bezerra, conduziu um grande momento de oração, louvor e adoração convidando toda a assembleia a rezar de forma espontânea por suas vidas, pela Igreja Católica Apostólica Romana, pela Arquidiocese, vicariatos, paróquias e comunidades, pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, seus bispos-auxiliares, pelo clero, pelas famílias, pela JMJ Rio2013 e por todos que compõem a RCC.

O Vigário Episcopal do Vicariato Urbano e Pároco local, Padre José Laudares, agradeceu a presença de todos os membros da RCC e ressaltou que em Guaratiba, durante a JMJ Rio2013, uma tenda com Jesus Eucarístico será montada para adoração, sob a responsabilidade do Santuário Nacional de Adoração Perpétua e da Renovação Carismática Católica.

— Antes de terminarmos nosso encontro eucarístico, celebrando também o Ano da Fé e os últimos dias de preparativos para a JMJ Rio2013, quero agradecer a presença de todos e destacar que foi com muita alegria que nós acolhemos mais uma vez a Renovação Carismática Católica aqui no Santuário. É sempre uma alegria para nós abrirmos as portas desta igreja para a RCC. (...) Em Guaratiba, durante a Jornada Mundial da Juventude, nós teremos uma tenda de adoração do Santuário e da RCC, então eu conto com a presença e a oração de todos da Renovação Carismática, em especial, por nós, que temos essa responsabilidade de mantermos uma tenda com Jesus Eucarístico por mais de 24 horas durante este grande evento, concluiu Padre Laudares.

A Semana Eucarística acontece anualmente em preparação à Festa de Corpus Christi, que acontecerá na próxima quinta-feira, 30 de maio. Confira a programação e participe.


Nenhum comentário: