SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 23 de maio de 2013

ESCOLAS CATÓLICAS ABREM A 87ª SEMANA EUCARÍSTICA EM SANT'ANA


Por: Raquel Araujo - Portal da Arquidiocese
Realizada tradicionalmente nos sete dias que antecedem a solenidade de Corpus Christi, a 87ª. Semana Eucarística teve inicio nesta quinta-feira, 23 de maio, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana. Logo pela manhã, o Santuário recebeu alunos de intuições de ensino públicas e particulares, que, unidas pela fé, compareceram à Hora Santa das Escolas Católicas. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese e animador do ensino religioso, Dom Nelson Francelino, foi o oficiante.

Neste ano, a Semana Eucarística propõe a missionariedade através do tema: “Venham, meus amigos! Sejam missionários”. Segundo o reitor do Santuário, Padre José Laudares, a semana está centrada em dois momentos importantes da vida da Igreja para este ano de 2013: Ano da Fé e Jornada Mundial da Juventude:

— A novidade desse ano é que a Semana Eucarística está centrada nesses dois momentos importantes da vida da Igreja, que nós estamos vivendo: a celebração do Ano da Fé, que começou desde outubro do ano passado, e a Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer em julho. Então, a Semana Eucarística tornou-se oficialmente, na nossa arquidiocese, uma semana de orações pela Jornada. De hoje até quinta que vem, todas as pastorais, grupos, movimentos, as entidades mais importantes da nossa sociedade e todos os cariocas estão convidados a passar uma hora aqui diante de Jesus na Santíssima Eucaristia, convidou.

Durante a mensagem do Celebrante, Dom Nelson destacou o amor de Deus e o envio dos fiéis a serem anunciadores da Palavra também no mundo da educação:

— Nós todos nos sentimos dentro desse comando, dentro desse envio, como discípulos missionários para assumirmos o mundo da educação nesse protagonismo do Evangelho de nosso senhor Jesus Cristo. Sabemos das nossas limitações, fraquezas, mas também sabemos que contamos com o amor, a benção e a assistência de Deus e do Espírito Santo. Por isso, tudo o que nos desafia, tudo o que nos preocupa deve encontrar, no coração de Deus, uma resposta, afirmou.

O Bispo ressaltou que o ensino religioso vai além da sala de aula:

— Que nós possamos, enfim, ir descortinando os desafios e possamos também ir nos despertando para essa nossa missão, para essa nossa realidade. Nós também devemos nos encontrar dentro desse chamado e desse envio que Jesus fez e faz aos seus discípulos. Assim como os doze primeiros apóstolos, também somos chamados a sermos protagonistas desse Anúncio através do testemunho, frisou.

E, se dirigindo aos profissionais da educação, acrescentou:

— Deus conta com vocês. Que cada profissional da educação crie no seu espaço educativo um ambiente que promova e possibilite, a cada criança e adolescente, um crescimento, não só de estatura, mas de Graça diante do Senhor.

Além das escolas particulares, muitas turmas de escolas estaduais e municipais também compareceram. A coordenadora de ensino religioso da Secretaria Estadual de Educação, Maria Beatriz Leal, explicou como é feito o convite a essas escolas

— Fazemos o convite, independente do credo. Que todos venham aqui porque é o momento de nos colocarmos diante de Deus. Independente do ensino religioso ser confessional ou não, todos nós temos o mesmo Deus e devemos servi-Lo. Esta Semana Eucarística é o momento de agradecermos, de reconhecer que sem Deus não somos nada, concluiu.

Fotos: Raquel Araujo


























Nenhum comentário: