SEJA BEM VINDO

terça-feira, 7 de maio de 2013

Conheça os detalhes da Agenda Oficial do Papa Francisco durante a JMJ



Por: Raquel Araujo e Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio

Os olhos do mundo se voltaram para a coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 7 de maio, no Edifício João Paulo II, na Glória, na qual o Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta, anunciou oficialmente a agenda do Papa Francisco no Brasil e sua participação na Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

Participaram também da coletiva os vice-presidentes do COL, Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar, o Secretário Executivo do COL, Monsenhor Joel Portella, padres responsáveis por alguns setores da JMJ e voluntários.

Desde que assumiu o Pontificado, Papa Francisco mostrou sua devoção mariana, visitando a Basílica de Santa Maria Maior. No Brasil esta fé à virgem Mãe de Cristo também será explicitada durante a visita à Aparecida, em São Paulo. A cidade, que já acolheu os antecessores de Francisco, beato João Paulo II e o papa Emérito, Bento XVI, será a primeira visita pública do Sumo Pontífice no Brasil. Esta será a segunda vez que Papa Francisco visita Aparecida, a primeira delas foi durante o Conselho Episcopal Latino Americano, em 2007.

 — Esse gesto de devoção mariana vai se repetir no Brasil. O Papa virá ao Rio de Janeiro, mas o seu primeiro momento mais público será em Aparecida, destacou Dom Orani
Por videoconferência, o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Dom Raymundo Damasceno, falou sobre a alegria de acolher o Santo Padre, tendo em vista que a visita foi um pedido pessoal do Papa Francisco, já que possui uma devoção pública por Maria, Mãe de Jesus.

 — Recebemos e acolhemos com muita alegria o Papa Francisco, que vem ao Rio de Janeiro participar da Jornada Mundial da Juventude e também nos dar a satisfação de ele, um grande devoto de Nossa Senhora, vir ao encontro da Mãe Aparecida para a ela consagrar a JMJ Rio2013, pedindo a ela sua proteção especial, disse o Cardeal.

Durante a coletiva também foi anunciado que no dia 25 de julho o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em um gesto simbólico e tradicional, entregará as chaves da cidade ao Sumo Pontífice, traduzindo o respeito pelo Santo Padre e a autoridade que representa. Os deslocamentos do Pontífice pela cidade serão realizados de helicóptero, carro fechado e também no papa móvel. Em sua ida para o Campus Fidei, em Guaratiba, Papa Francisco sobrevoará o Cristo Redentor.

Em sua estada no Rio de Janeiro, o sumo pontífice ficará no Sumaré. A agenda prevê ainda uma reunião com membros da sociedade civil no Teatro Municipal, um almoço com jovens no Palácio São Joaquim e uma Missa com os bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Preocupação com os excluídos socialmente
No mesmo dia, 25 de julho, Papa Francisco visitará a comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos. No local, ele chegará à capela São Jerônimo Emiliani, onde falará com os moradores e dará a sua benção.

A preocupação do Sumo Pontífice com aqueles que estão nas mazelas da cidade também irá se refletir durante uma visita ao hospital São Francisco de Assis da Providência, na Tijuca. A visita será no dia 24 de julho. Na ocasião, Papa Francisco irá participar da inauguração do Pólo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), voltado para a recuperação e dependência química, um dos legados da Jornada Mundial da Juventude.

O diretor do São Francisco de Assis, Frei Paulo Fernandes Batista, destacou a importância de receber o Papa Francisco no local:

 — Para nós, receber o Santo Padre é nada mais, nada menos do que receber a própria Igreja e confirmar o nosso carisma de franciscanos na providência de cuidar das pessoas que mais precisam. A vinda do Papa, a escolha dele de estar conosco e o fato de podermos participar da JMJ deixando um legado junto às diversas comunidades terapêuticas é, para nós, uma confirmação e uma alegria de sermos católicos, jovens católicos consagrados que recebem do Papa a confirmação da nossa missão.

Segundo Frei Paulo, além do protocolo já programado pelo Comitê Organizador Local, haverá um momento do Papa com os doentes e dependentes químicos na praça central do hospital que, futuramente, receberá o nome de Papa Francisco:

 — Tem um protocolo já próprio, feito pelo  COL, mas o momento ápice e forte vai ser o momento do Papa com os doentes e dependentes químicos, (...) mas o momento expressivo será quando o Papa for encontrar os doentes e dependentes químicos, na praça central que vai receber o nome de Papa Francisco.  

CD da Jornada
A coletiva também marcou o lançamento oficial do CD “No Coração da Jornada”. O CD é uma parceria do Comitê Organizador Local (COL) com a produtora MZA e a gravadora Sony Music e já está em comercialização nas lojas Americanas.

Entre os interpretes das músicas estão: Adriana Arydes, Anjos de Resgate, Celina Borges, Cristiano Pinheiro, Davidson Silva, Dunga, Eliana Ribeiro, Eros Biondini, Eugênio Jorge, Guilherme Sá, Irmã Kelly Patrícia, Leandro Souza, Luiz Carvalho, Márcio Pacheco, Missionário Shalom, Olívia Ferreira, Padre Fábio de Melo, Padre Gleuson Gomes, Padre Juarez de Castro, Padre Marcelo Rossi, Padre Omar, Padre Reginaldo Manzotti, Ricardo Sá, Suely Façanha, Walmir Alencar e Ziza Fernandes. Além deles, fazem parte da produção um coro de 24 vozes, 60 músicos e 27 compositores.

Padre Reginaldo Manzotti partilhou sua alegria em poder participar do CD da Jornada:

 — Para mim, é motivo de muita alegria participar e contribuir com a Arquidiocese do Rio e também com todo o Brasil. Eu acredito que se Deus nos deu os dons, é importante que nós saibamos usar na partilha, no bem e na gratuidade.

Veja a agenda completa do Papa Francisco:

Segunda-feira, 22 de julho:
8h45min: Partida do Aeroporto Roma Ciampino para o Rio de Janeiro
16h: Acolhida no Aeroporto Internacional
17h: Cerimônia de Boas Vindas no Palácio Guanabara
17h40min: Visita à Presidente da República no Palácio Guanabara

Quarta-feira, 24 de julho
8h15min: partida de helicóptero para Aparecida
9h30min Chegada ao heliporto do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
10h: Veneração da Imagem da Virgem na Basílica do Santuário
10h30min: Santa Missa
13h: Almoço
16h10min: Retorno ao Rio de Janeiro
17h25min: Chegada ao Santos Dumont

18h30min: Visita ao Hospital São Francisco de Assis na Providência

Quinta-feira, 25 de julho
7h30min: Santa Missa no Sumaré
9h45min: Entrega das Chaves da cidade ao Santo Padre e benção das bandeiras Olímpicas no Palácio da Cidade
11h: Visita à comunidade de Varginha (Manguinhos)
18h: Festa de Acolhida dos Jovens em Copacabana
Sexta-feira, 26 de julho
9h30min: Santa Missa privada no Sumaré
10h: Confissão de alguns jovens na Quinta da Boa Vista
11h30min: Breve encontro com jovens detentos no Palácio São Joaquim
12h: Oração do Ângelus no Balcão central do Palácio São Joaquim

12h15min: Saudação ao COL
13h: Almoço com jovens no Salão redondo do Palácio São Joaquim
18h: Via Crucis com os jovens na orla de Copacabana

Sábado, 27 de julho
9h: Santa Missa com os Bispos da JMJ e com sacerdotes, religiosos, seminaristas na Catedral de São Sebastião
11h30min: Encontro com os representantes da classe dirigente do Brasil no Teatro Municipal
13h30min: Almoço com os cardeais, a conferência da CNBB, os bispos do reginal Leste1 e o Séqüito Papal no Centro de Estudos do Sumaré
19h30min: Vigília de Oração com os jovens no Campus Fidei, em Guaratiba

Domingo, 28 de julho
10h: Santa Missa para a JMJ

14h: Almoço com o Séqüito Papal no Refeitório do Centro de Estudos do Sumaré
16h: Encontro com o comitê de coordenação do CELAM no Sumaré
16h40min: Despedida da Residência do Sumaré
17h30min: Encontro com os voluntários da JMJ no Pavilhão 5 do Rio Centro
18h30min: Cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional do Galeão
19h: Partida do Aeroporto rumo à Roma

Nenhum comentário: