SEJA BEM VINDO

sábado, 25 de maio de 2013

DOM ORANI PRESIDE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA NA HORA SANTA DA INICIAÇÃO CRISTÃ


Por Raphael Freire - Portal da arquidiocese
Foto: Gustavo Oliveira

Na manhã deste sábado, 25 de maio, terceiro dia da 87ª Semana Eucarística, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Missa do Rio Celebra – transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão e WebTV Redentor –, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana. A Celebração Eucarística, que fez parte da Hora Santa da Iniciação Cristã, reuniu crianças, adolescentes, jovens e adultos das diversas atividades desenvolvidas pela Comissão Arquidiocesana.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Animador da Iniciação Cristã, Dom Pedro Cunha Cruz, o Vigário Episcopal do Vicariato Urbano e Pároco local, Padre José Laudares, e o Pároco da Paróquia Santa Luzia, na Gardênia Azul, Padre Robert Józef, concelebraram a Eucaristia. Durante a celebração, Dom Orani destacou a importância de todos os fiéis participarem da Semana Eucarística com o objetivo de se prepararem para a grande festa de Corpus Christi, que neste ano será celebrada na próxima quinta-feira, dia 30 de maio.

— Dentro da 87ª Semana Eucarística são vários os grupos que se sucedem para realizar seu momento de oração e adoração a Jesus Sacramentado, e nesta manhã de sábado nos encontramos com as crianças, adolescentes, catequistas e pais que vieram para participar desta Eucaristia nessa caminhada para celebrarmos bem Corpus Christi na próxima quinta-feira. Será um belo momento onde toda a comunidade arquidiocesana se reúne para manifestar sua fé em Cristo Jesus presente na Eucaristia, anunciá-lo, se comprometer com Ele e deixar que cada vez mais Ele seja o centro da nossa vida, dando testemunho de comunhão e unidade. Por isso, a cada hora, aqui no Santuário, diversos grupos se reúnem para rezar, cantar e bendizer o Senhor, e nós agradecemos a Deus por esta tradição, ressaltou Dom Orani.

Inspirado pelo Evangelho (Mc 10,13-16), o Arcebispo do Rio exortou os fiéis recordando que, assim como Jesus, a Igreja também acolhe as crianças e os adolescentes para que eles iniciem a fé e se encontrem com Jesus Cristo.

— A Palavra de Deus nos apresenta dois aspectos importantes: Jesus que acolhe quando diz aos discípulos “deixai vir a mim as crianças”, ao mesmo tempo em que compara as crianças ao Reino de Deus... “Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas”. Esses dois aspectos é que são importantes e necessários para a nossa vida. Vejo em todas as paróquias esses grupos que aqui estão representados e percebo que eles se multiplicam pela Arquidiocese do Rio lembrando essa preocupação da Igreja de acolher a criança e o adolescente para iniciar a sua fé, para que eles se encontrem com Jesus Cristo, para que vivenciem uma vida cristã. No meio de tantas violências e brigas, viver a fé, ser iniciado na fé, faz com que o ser humano viva com muito mais liberdade reconhecendo esse amor de Deus em nossas vidas, afirmou o Arcebispo.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Animador da Iniciação Cristã, Dom Pedro Cunha Cruz, agradeceu a participação de todos os presentes destacando que a pastoral realiza um belo trabalho na Arquidiocese do Rio.

— Quero agradecer a participação dos catequistas que são os grandes iniciadores da fé, as crianças da catequese, perseverança e coroinhas, e dizer que nos prepararmos para Corpus Christi, pois este momento é tudo aquilo que representa a nossa fé. A Eucaristia deve ser cada vez mais o centro, o ápice da nossa existência, e que o trabalho da Iniciação Cristã possa tornar cada ser humano consciente dessa realidade e que a Igreja possa ser verdadeiramente uma casa da Iniciação Cristã. Obrigado Dom Orani por me permitir acompanhar esse trabalho tão bonito em nossa Arquidiocese, disse Dom Pedro.

O Coordenador Vicarial Norte e Representante da Iniciação Cristã na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), Valdir Moreira, falou sobre a experiência de mais um ano participar da Semana Eucarística, na Igreja de Sant’Ana.

— Mais uma vez reunimos todos os segmentos da Iniciação Cristã em torno do nosso pastor para rezar. É sempre um momento muito especial adorar ao Senhor nesta semana de preparação para a festa de Corpus Christi. Rezar com as crianças, jovens, adultos e adolescentes é sempre muito importante para nós e faz com que esta prática torne-se um momento de unidade entre todos nós, concluiu.


* Foto: Gustavo de Oliveira

Nenhum comentário: