SEJA BEM VINDO

sábado, 7 de janeiro de 2012

SÃO SEBASTIÃO LEVA ESPERÂNÇA PARA OS MORADORES DA ROCINHA

Por: Raphael Freire - Portal da Arquidiocese
Não é só a recente ocupação policial que leva a paz e a esperança para a comunidade da Rocinha. Após a Missa de Natal – celebrada no último dia 24 de dezembro pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta – chegou à vez do Padroeiro da cidade maravilhosa, São Sebastião, levar para os moradores da maior favela do Brasil a esperança no Cristo Ressuscitado, através de seu testemunho e discipulado.

Depois de peregrinar e ir a Paróquia Santos Anjos, no Leblon, ao Santuário Cristo Redentor e a Paróquia São Judas Tadeu, no Cosme Velho, a Imagem Missionária de São Sebastião foi a Rocinha para o encerramento do primeiro dia da trezena que percorrerá diversos bairros e comunidades — muitas, inclusive, que têm seus nomes dedicados ao Santo — mosteiros, veículos de comunicação, hospitais e órgãos públicos.

Esta foi à segunda vez que a Imagem Peregrina subiu a comunidade e já na entrada foi acolhida pelos moradores com muita devoção e festa. Enquanto o cortejo subia trazendo a imagem de São Sebastião, motoqueiros acompanhavam e famílias acenavam de suas casas emocionadas pedindo a intercessão do Santo Padroeiro.



Ao chegar à Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, o Pároco, Frei James Girardi, acolheu a Imagem Peregrina das mãos do Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Pedro Cunha, que presidiu a Celebração Missionária – preparada especialmente para os momentos em que a imagem de São Sebastião estiver visitando os locais durante a Trezena.

Durante a reflexão da acolhida da Palavra de Deus, Dom Pedro Cunha ressaltou que São Sebastião é um exemplo para os cristãos não só pelo seu testemunho, mas também por saber onde estava pautando sua esperança.



— É com grande alegria que nos reunimos aqui para expressar a nossa fé. Celebramos o Padroeiro do Rio estando ainda no tempo natalino onde também vamos celebrar a Epifania de Nosso Senhor Jesus Cristo. São Sebastião não quis ser um soldado das tropas romanas, mas quis se revestir da armadura do Cristão, nos mostrando que não é possível viver nosso batismo sem o caráter testemunhal. É para nós um guerreiro, um soldado que soube testemunhar Cristo Jesus e que sabia onde estava pautando sua esperança, é, portanto, um sinal forte de testemunho para a Igreja, afirmou Dom Pedro.



Após a Celebração Missionária, Frei James presidiu uma Missa de acolhida e ação de graças pela visita da imagem de São Sebastião, que permanecerá em vigília na Igreja até o dia seguinte, 8 de janeiro, quando começará o segundo dia da trezena em preparação a festa de São Sebastião. Com o fim da celebração, os moradores saíram renovados na fé e com a esperança de dias de paz em Cristo Jesus, pela intercessão de São Sebastião.



* Fotos: Guilherme Silva

Nenhum comentário: