SEJA BEM VINDO

domingo, 8 de janeiro de 2012

SANTUÁRIO DA PENHA RECEBE IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO

Por: Raphael Freire - Portal da Arquidiocese
Dando continuidade à Trezena de São Sebastião, após a celebração transmitida, ao vivo, em rede nacional pela TV Brasil, a Imagem Peregrina do Padroeiro do Rio de Janeiro foi acolhida com uma grande queima de fogos e muita alegria pelos fiéis do Santuário Nossa Senhora da Penha.

Muitos foram os motivos para celebrar os festejos do Jovem Discípulo de Jesus na comunidade. Além da visita da Imagem de São Sebastião, os fiéis celebraram a Epifania do Senhor – solenidade que nos recorda o encontro dos três sábios do Oriente com o Menino Jesus, enxergando que naqueles viajantes do deserto encontra-se representada a diversidade de raças e povos –, a reinauguração da Capela Sagrado Coração de Jesus e os 15 anos de trabalho do Padre Serafim Fernandes como Reitor da Igreja da Penha.

— Saudamos com grande alegria a Imagem Peregrina de São Sebastião e devemos, sim, admirar este Santo, tendo ele como um exemplo para todos nós. Assim como ele, devemos buscar em Cristo a força interior e a coragem para encararmos as dificuldades do dia a dia, disse Padre Serafim.

Durante a acolhida da imagem, o Reitor do Santuário Nossa Senhora da Penha conduziu a Celebração Missionária e, logo depois, concelebrou juntamente com o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Animador do Vicariato da Leopoldina, Dom Pedro Cunha, a Missa que foi presidida pelo Arcebispo, Dom Orani João Tempesta.


Após a Proclamação do Evangelho, o Diácono Leandro Lenin, que também estava servindo durante a Celebração Eucarística, fez a Proclamação das Solenidades Móveis em 2012 – Domingo de Páscoa, Quaresma, Ascensão do Senhor, Pentecostes e Advento – tempos que nos recordam os mistérios da Salvação. Já durante a homilia, Dom Orani ressaltou o desejo de que a luz do Cristo brilhe para todo o mundo.

— Celebramos, hoje, a festa da Epifania do Senhor, e desejamos que esta luz do Cristo brilhe em todo o mundo e para toda a humanidade. Deus mostrou com muita clareza, através de sua Palavra, que todos são chamados à luz, a escutar a voz do Senhor. Há muitos lugares no mundo em que ainda não foi anunciado o Evangelho e daí vem à necessidade do discipulado. (...) Devemos viver como São Sebastião, que escutou a Palavra de Deus e, como conseqüência disso, anunciou o Cristo Ressuscitado para os outros homens, sem medo ou vergonha. Ele chama nossa atenção para não desanimarmos mesmo com as dificuldades, afirmou Dom Orani.

Antes do término da Missa, que foi transmitida ao vivo pela WebTV Redentor e pela Rádio Catedral FM 106,7, Padre Serafim contou aos fiéis um pouco da história da Capela Sagrado Coração de Jesus e foi homenageado pela Irmandade do Santuário Nossa Senhora da Penha pelos seus 15 anos de pastoreio à frente da comunidade.


Após a Missa, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Animador do Vicariato da Leopoldina, Dom Pedro Cunha, recitou a oração do Angelus, direto do Santuário, abençoando os presentes e pedindo a intercessão de São Sebastião. A Imagem do Santo permaneceu na Igreja da Penha até às 14h, quando o cortejo partiu em direção à Paróquia São Sebastião, em Olaria.

* Fotos: Guilherme Silva

Nenhum comentário: