SEJA BEM VINDO

sábado, 7 de janeiro de 2012

IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO VISITA O SANTUÁRIO CRISTO REDENTOR

Por: Raquel Araujo - Portal da Arquidiocese
Após o comboio sair da Igreja dos Santos Anjos, no Leblon, a imagem do Padroeiro seguiu até o Santuário do Cristo Redentor onde cariocas e turistas pararam para admirar o jovem discípulo de Jesus. A Imagem subiu ate o alto do Corcovado de bondinho, vigiada de perto pela Guarda de São Sebastião e pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cesar. Dentro do trem houve muita festa, digna de um padroeiro carioca. O Grupo Bom de Samba embalou os passageiros com músicas como Cidade Maravilhosa, Não deixe o Samba Morrer entre outras.



Um dos responsáveis por carregar a Imagem do Santo, o seminarista Jeffry Roger revelou que participa da Trezena de São Sebastião desde o ano passado. Segundo ele, levar a imagem do padroeiro é levar os valores do mártir para as pessoas:

— É uma grande responsabilidade pois você pensa nos valores de São Sebastião. Essa coragem e valentia que ele teve nos faz questionar como vamos dar esse testemunho. Carregar a Imagem do padroeiro, para mim, é carregar também os valores desse Santo, frisou.

Aos pés do maior cartão postal do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cesar realizou a Celebração Missionária. Ele ressaltou que a fé é a certeza de que Deus é fiel àqueles que nele crêem:



— A fé é a certeza daquilo que não vemos, mas que esperamos. A fé é a certeza de que Deus é fiel a nós. Não podemos vê-Lo, mas vemos aqueles que nele crêem e testemunham sua fé. Esse é o caso de São Sebastião, afirmou.


A Celebração e as palavras de Dom Paulo atrairam os visitantes. Foi o caso de Fabiana Rocha e Fábio Andrade, o casal de turistas veio ao Rio de Janeiro pela primeira vez e foram surpreendidos pela festa de São Sebastião:

— Sabíamos que São Sebastião era padroeiro da cidade, mas fomos pegos de surpresa com esse momento aqui no Cristo. Foi inesperado, mas foi ótimo. É uma boa oportunidade para orarmos e agradecermos ao Santo, afirmou Fábio Andrade.

Hermes da Silva veio da Bahia e sempre que está no Rio procura ir ao Cristo Redentor agradecer e admirar a cidade. Apesar de já ser presença garantida no Monumento, nunca tinha vivenciado a Trezena de São Sebastião.

— Deus nos envia os melhores momentos e hoje, poder estar no Cristo e ainda ver a imagem de São Sebastião é um momento especial para mim. Estou muito feliz, disse. Exatamente ao meio dia, o Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Eusébio Scheid, celebrou a oração do Angelus, abençoou os presentes e pediu a interseção de São Sebastião.

— Nós precisamos de guias que nos mostrem mais claramente o caminho para Cristo. São Sebastião que era um graduado militar, jovem. Foi acusado de ser cristão - e naquela época os cristãos eram perseguidos- São Sebastião tentava ajudar uns e outros, era da própria guarda do imperador. Ele foi denunciado e ao final respondeu com toda a clareza de sua fé: Não adianta perguntar a mim se sou isso ou aquilo, eu amo a Deus amo o nosso Salvador que vem em nome do Pai, do próprio espírito de amor para ser o nosso caminho, verdade e vida, afirmou.




Em entrevista ao Portal da Arquidiocese e lembrando a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro em 2013, o Cardeal ressaltou que a fé de São Sebastião deve ser como uma luz para a juventude de hoje em dia:

— A prova maior de amor que há e, ao mesmo tempo, o maior testemunho de firmeza da fé é: dar a própria vida pela fé. Às vezes a gente pensa que um determinado ideal, como é o ideal da caridade, do altruísmo, são ideais do passado, mas não e verdade. O que é valor é sempre valor. E dar isso para o jovem como uma luz a se projetar sob seus diversos horizontes é uma grande ajuda para a orientação da juventude, disse o Arcebispo Emérito.



Nos braços do Cardeal e de Dom Paulo, a Imagem de São Sebastião foi levada até o Mirante do Cristo Redentor e, de frente para a Baia de Guanabara, abençoou toda a cidade do Rio de Janeiro.

Após a peregrinação para o Cristo Redentor, a imagem seguirá, na parte da tarde para a Rocinha.

* Foto: Guilherme Silva

Nenhum comentário: