SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

INCA RECEBE IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO


Por: Raquel Araujo - Portal da Arquidiocese

Nesta sexta feira, 13 de janeiro, a Trezena de São Sebastião começou no Mosteiro Nossa Senhora da Ajuda, em Vila Isabel, onde a Imagem do Jovem Discípulo de Jesus Cristo havia permanecido em vigília desde a noite anterior. Logo cedo, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Assis Lopes presidiu uma Missa que foi concelebrada pelo Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Monsenhor Gustavo Auller. Em seguida, a imagem do Padroeiro seguiu para o Instituto Nacional do Câncer (INCA), que na data de hoje completa 75 anos de fundação.

Na Instituição, a Imagem Peregrina foi recebida pelo coordenador da Pastoral da Saúde, Diácono Sérgio Catão, e seguiu para uma visitação à Capela Ecumênica do INCA, onde o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, conversou com o Capelão da Irmandade São Crispim e São Crispiniano, Padre Luiz Roberto Gomes Martins — que atua na assistência religiosa do INCA— sobre os trabalhos no Hospital. Em seguida, a Imagem seguiu para o auditório, onde foi realizada a Celebração Missionária.

Durante a reflexão, Dom Orani agradeceu pelos anos de serviço do INCA e pelo bem que a Instituição fez até hoje. O Arcebispo ressaltou a necessidade da fé nos momentos de dificuldade.

— Junto de toda a técnica hospitalar, o ser humano quer ter também o conforto de Deus. (...) Aqui vemos como a fé faz diferença. A fé nos faz enxergar com novos olhos a doença. A fé nos faz ser fortes, afirmou.


Dom Orani pediu também para que todos sigam o exemplo de São Sebastião e não desistam perante as dificuldades da vida. Esse é um dos objetivos da Trezena em honra ao Santo Padroeiro.

— Estácio de Sá sempre teve São Sebastião como energia e inspiração. Durante essa Trezena, queremos, justamente, que esses valores humanos e cristãos sejam ressaltados. O dom da fé está no nosso dia a dia e é isso que nos torna diferentes, disse o Pastor, lembrando que o tema da próxima Campanha da Fraternidade está interligado com a saúde e será "Fraternidade e Saúde Pública".

O Diretor Geral do Instituto Nacional do Câncer, Luiz Antônio Santani, destacou a importância da acolhida da imagem de São Sebastião no dia em que o INCA comemora 75 anos.

— É muito bom podermos começar o ano com a visita da Imagem Peregrina, ainda mais esse ano em que completamos 75 anos de fundação. Além da importância religiosa e pastoral, é de grande aspecto afetivo receber São Sebastião, disse.



O Arcebispo visitou algumas enfermarias e abençoou os enfermos. Ao final, Dom Orani abençoou a placa comemorativa ao aniversário da Instituição que, desde o ano passado, passou a se chamar Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, em homenagem ao ex vice-presidente, exemplo na luta contra o câncer.


Eliotéria Silva é voluntária do Núcleo de Assistência Voluntária Espiritual (NAVE) do INCA e ressaltou a importância de levar um maior conforto aos pacientes do Hospital.

— É um encontro que nos renova e leva a fé para as pessoas, afirmou.

Membro do departamento de oncologia ambulatória, Maria Aparecida Neves está há 26 anos no INCA e também faz assistência religiosa aos doentes. Para ela, a presença de São Sebastião no Hospital é a confirmação de que está no caminho certo.

— São Sebastião nos motiva a seguir em frente. Ele nos dá o exemplo e nos faz querer seguir em frente, falou.

No meio das conversas, uma mãe com o seu filho se destacavam. Maria de Lourdes e João, de apenas 10 anos, souberam que a Imagem Peregrina voltaria neste ano ao INCA e foram agradecer. Ano passado, também durante a Trezena de São Sebastião, João, que teve câncer, estava internado no isolamento e não podia transitar pelo hospital. Quando soube que o Padroeiro estaria no Instituto, Lourdes não pensou duas vezes em descer e pedir bençãos a Dom Orani. Hoje ela pôde testemunhar a fé de sua família:



— Quando Dom Orani estava saindo, eu com um terço e com uma fita vermelha na mão, ele me abençoou. Eu expliquei a situação e sai daqui com as mãos juntas no peito. Fui correndo para o quarto do meu filho, coloquei as mãos nele e falei: Filho, Dom Orani nos abençoou, as bençãos dele estão em minhas mãos e você vai ficar bem, disse com lágrimas nos olhos.


Em seis meses, João estava curado e atualmente ele só precisa ir ao INCA de dois em dois meses, para exames de rotina. Hoje, João estava com uma caixinha enlaçada com a faixa vermelha abençoada por Dom Orani e, dentro dela, vários terços e imagens religiosas que o acompanharam em seu tratamento. Segundo Lourdes, os objetos eram espalhados pelo quarto sempre que João tinha que ficar internado.

— Tudo que tem nessa caixinha foram objetos importantes no tratamento do João. Essa é a nossa fé. João espalhava pela enfermaria toda. Quando fez quimioterapia foi a mesma coisa. Jesus sempre esteve presente nesse caminho, contou.

Mesmo doente, João fez curso de coroinha na Paróquia Santa Edwirges e é um exemplo da graça de São Sebastião.

— Graças à intercessão de São Sebastião meu filho está curado e eu estou aqui agradecendo. Que Dom Orani possa sempre vir aqui e trazer essa confiança em Deus, para que saibamos conviver com o sofrimento em determinados momentos de nossa vida, sem desistir jamais, motivou.

Do INCA, a Imagem seguiu para a Sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

*Fotos: GUILHERME SILVA

Nenhum comentário: