SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PADRE REGINALDO MANZOTTI ENCERRA SEMANA DE CRISTO REI EM SANT'ANA

Por: Leanna Scal & webtv Redentor


Por: Victor Gonzalez
texto de Nice Afonso - Portal da Arquidiocese
Imagens de Ariel de Carvalho
Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Ariel Carvalho
Galeria de Fotos em

O encerramento da Semana de Cristo Rei — celebrada a primeira vez pela Arquidiocese do Rio com festa no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant´Ana, no Centro —, no último domingo, 20 de novembro, contou com a presença do Padre Reginaldo Manzotti, que presidiu a Missa Solene de Cristo Rei do Universo. Cerca de quatro mil pessoas participaram da Celebração Eucarística, concelebrada pelo Vigário Episcopal Urbano e Pároco de Sant´Ana, Padre José Laudares, por Padre Anderson Judice e pelo Diácono Marcelo Macedo.

Durante a homilia, Padre Manzotti lembrou que a expressão até hoje usada para expressar o senhorio de Jesus vem da Idade Média:

— Se eu digo Nosso Senhor Jesus Cristo, eu afirmo que ele é o meu senhor e eu sou o seu súdito, o que não é fácil de viver. (...) Ser vassalo de Jesus tem implicações na nossa vida, destacou.

O Sacerdote lembrou que Jesus foi homem de oração, entrega e obediência ao Pai, sendo exemplo para os cristãos de todos os tempos. Também fez questão de destacar que o fim do mundo não será como tem sido propagado pela ficção. Explicou que reconhecer Jesus como Rei do Universo é saber que um dia acontecerá o encontro com ele:

— Todo dia temos que estar com a mala pronta para a grande viagem, para prestar contas a Deus, se ele voltar ou nos chamar. (...) No Reino de Jesus entrará só quem for bem-aventurado. Ninguém tem lugar marcado, ensinou.

Para o Padre Manzotti, a missão de todo cristão é “antecipar o Reino de Deus”, cada qual assumindo a sua responsabilidade e missão de evangelizar:

— O povo está desidratado de esperança e fé, lembrou.

Ao recordar que a Igreja vive o término do ano litúrgico, Padre Manzotti lembrou a proximidade do Natal e sugeriu o que dar de presente a Jesus.

— O céu é resultado de nossas escolhas. Então, é tempo de mudança.Tire o que é excesso da sua vida e dê de presente para Jesus. Não vale a pena pagar o preço da condenação, afirmou.
Ao término da missa houve a exposição do Santíssimo Sacramento. Os católicos adoradores deram um belíssimo testemunho de fé e devoção no momento em que o Sacerdote passou com o ostensório entre a multidão reunida no Santuário. Entre canções de louvor e orações, os fiéis apresentaram a Jesus Eucarístico suas necessidades e gratidão.

Boa iniciativa para a JMJ 2013

O evento, que congregou ao longo dos 7 dias católicos de todos os Vicariatos do Rio de Janeiro, inaugurou a Vigília dos Jovens Adoradores — que se reunirão sempre na segunda sexta-feira de cada mês para intercederem pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá na cidade em 2013. Em entrevista coletiva, o Padre Manzotti afirmou que a iniciativa foi “positiva, no sentido de munir, de fomentar, de despertar e de conscientizar”.

— A JMJ está sendo construída agora. Primeiro nós temos que conscientizar a necessidade de dar uma resposta aos anseios e problemas dos jovens. A Igreja precisa dar uma resposta, uma resposta enquanto pedagogia, enquanto método, enquanto eficácia no trabalho das pastorais. Eu não estou falando de Pastoral da Juventude e nem de movimentos de juventude, porque a impressão que eu tenho, e falo aqui como sacerdote, é a de que nós não estamos conseguindo cativar e manter os jovens na Igreja. A rotatividade da juventude, para mim, é um desafio e uma preocupação, porque não basta atrair, você precisa mantê-los, e eu acho que esse período é um período em que a Igreja tem que refletir os seus métodos, sua pedagogia, os passos que estão sendo dados, para que o jovem não faça simplesmente uma passagem pela Igreja, mas um permanecer na Igreja.

No entanto, o Sacerdote acredita nos frutos que a juventude, apesar das muitas dificuldades, vem dando para a Igreja:

— Eu, que tenho andado o Brasil, (...) percebo nos jovens um despertar para algo de novo, que vem. Acho que nós vamos nos surpreender, porque tem muita coisa linda escondida nas paróquias, e quando todo mundo resolver colocar esse artesanato feito na vida em exposição vai ser um mosaico belíssimo de ver, disse.

Associação Evangelizar é Preciso no Centro de Evangelização Sant´Ana

A Semana de Cristo Rei, cujos festejos tiveram início no último dia 13, também marcou o início das atividades do Centro de Evangelização Sant´Ana – Missão Coração Adorador, na Arquidiocese do Rio.

O trabalho, que visa à evangelização, formação doutrinária, promoção e formação Humana e, pretende, de modo particular, ser um centro de comunicação católica referência na criação, produção, execução, divulgação e difusão de conteúdo de comunicação cristã em todos os modernos meios disponíveis, a partir de agora conta também com o apoio da Associação Evangelizar é Preciso.

— É motivo de muita alegria essa parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro. (...) A associação Evangelizar é preciso não só estará aqui com uma sala, mas nós estaremos aqui, efetivamente, auxiliando na evangelização. (...) Eu me disponho a estar aqui quando convidado para ajudar a catequizar, porque eu acredito que a catequese é fundamental para a maturidade na fé, disse Padre Reginaldo Manzotti.




Nenhum comentário: