SEJA BEM VINDO

domingo, 27 de novembro de 2011

ASSEMBLÉIA DO 11º PLANO DE PASTORAL DE CONJUNTO

Texto: Claudia Brito - Jornal O Testemunho de Fé - por: Portal da Arquidiocese
Fotos: Gustavo Oliveira

Durante todo o sábado, 26 de novembro, aconteceu o primeiro dia da Assembleia Arquidiocesana, no Colégio Nossa Senhora da Penha, na Penha. A Missa de abertura foi presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelos Bispos Auxiliares e Eméritos. Participam do encontro Vigários Episcopais, Sacerdotes, Diáconos, seminaristas, religiosos e leigos de toda a Arquidiocese, com o objetivo de definir os novos rumos da ação evangelizadora da Igreja no Rio, através da votação do terceiro texto do 11º Plano de Pastoral de Conjunto (PPC).

— Nosso objetivo é anunciar e reanunciar Jesus Cristo, para que o Reino de Deus aconteça. Essa é a nossa parcela de contribuição para melhorar a Igreja e a sociedade, nesse tempo que temos para viver e atuar. Nas diversidades de carismas e ministérios, que enriquecem a Igreja, muito pode ser feito. Como nos lembra o Evangelho, nesta manhã, não devemos nos acomodar, é preciso dar passos novos, afirmou o Arcebispo durante a homilia.

Na parte da manhã, grupos de estudos foram formados para debater o terceiro texto do 11º PPC. Houve propostas aprovadas, rejeitadas e foram feitas emendas ao texto que será votado na Assembleia. O encontro foi animado pelo assistente eclesiástico do Setor Juventude, Padre Renato Martins, e pela Banda Haguideni.

— Eu percebi um grande interesse das pessoas presentes, que acolheram o convite feito por Dom Orani, para participar da definição do plano de pastoral, afirmou o Bispo Auxiliar do Rio Dom Antonio Augusto Dias Duarte.


Entre os principais temas das propostas e emendas apresentadas em plenário estão: manter a unidade na diversidade, promover a leitura orante da Bíblia durante todo o ano, incentivar a formação dos pequenos grupos, manter o senso comunitário onde todos se ajudam, investir na formação da Pastoral da Comunicação e incentivar o acolhimento à juventude.

Neste domingo, último dia da Assembléia, os trabalhos tiveram início às 8h, com a Missa. O encerramento está previsto para 16h, após a votação das propostas. O 11º PPC terá validade de cinco anos, de 2012 até 2016.



— Que possamos dar um novo impulso missionário à nossa Igreja no Rio. Não é mais possível assumir uma identidade de batizado, sem uma ação evangelizadora. E, em vista da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio, em 2013, é preciso investir na juventude, porque "o jovem precisa da Igreja e a Igreja precisa do jovem", como disse o Papa Bento XVI, em Madri, destacou o Bispo Auxiliar do Rio Dom Pedro Cunha.

Confira, abaixo, os capítulos do terceiro texto do 11º PPC:

O anúncio de Jesus Cristo e a Iniciação Cristã

A Palavra de Deus: Lugar privilegiado para o encontro com Jesus Cristo

Numa Rede Comunidades

Numa Rede de Serviços e Ministérios

Em Permanente estado de missão

A serviço da vida em todas as suas instâncias

Um Destaque especial: A Juventude

Falha na Comunicação

Veja as imagens da Webtv Redentor - por Leanna Scal




Nenhum comentário: