No domingo, 21 de outubro, um grande evento movimentará a juventude carioca. A partir das 9h, será celebrado, no Parque Madureira, localizado na Rua Soares Caldeira, 115, em frente ao Madureira Shopping, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 que está em sua 27ª edição na cidade do Rio de Janeiro. Este ano, o DNJ faz parte das atividades de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e é uma iniciativa da arquidiocese do Rio, organizado pelo Setor Juventude e com a promoção do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ.
O ano de 1985 foi decretado pela ONU como o Ano Internacional da Juventude. Como gesto concreto, a Pastoral da Juventude do Brasil assumiu a celebração do Dia Nacional da Juventude. Em 1986 aconteceu o primeiro DNJ e atualmente, este dia é celebrado no último domingo de outubro, sendo que as comemorações podem ser realizadas em outras datas. O DNJ é um evento realizado anualmente, e este dia é marcado por mobilizações de milhares de jovens em todo o país, para celebrar, como Igreja, a vida da juventude.
A cada ano o DNJ é norteado por um tema. Para 2012 foi escolhido o tema "Juventude e Vida" e o lema "Que vida vale a pena ser vivida?", escolhido pelos membros da Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil formada por jovens de pastorais, movimentos, congregações e novas comunidades que atuam com a juventude.
O dia contará com momentos de oração, celebração eucarística presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani Tempesta, muita música e diversão, como caricaturista, grafite, malabares, hip hop e slackline, instrutor de skate, além de palestras que possuem uma programação durante o evento. Os jovens também encontrarão espaços para aconselhamento, confissões e Adoração Eucarística.
No ano passado, mais de seis mil jovens estiveram presentes no DNJ na Cidade do Samba, e, este ano, a expectativa é de 10 mil jovens.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário