SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sistema Redentor de Comunicação

Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Gustavo de Oliveira



Na última terça-feira, 23 de outubro, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Cônego Marcos William Bernardo, se reuniram com todos os funcionários que atuam na comunicação desta Arquidiocese para apresentar o Sistema Redentor de Comunicação — uma nova estrutura que pretende dinamizar e articular todas as frentes comunicacionais da Igreja no Rio.

A partir de agora, todos os veículos que compõem o Sistema Redentor de Comunicação (Rádio Catedral FM 106,7, Jornal Testemunho de Fé, Portal da Arquidiocese, WebTV Redentor, Redes Sociais, Assessoria de Imprensa e Pastoral da Comunicação) passam a integrar a Fundação Cultural, Educacional e de Radiodifusão Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. E o Cônego Marcos William assume a Direção Geral da Rádio Catedral FM 106,7, tendo o Padre José Brito Terceiro como diretor adjunto no trabalho. 

De acordo com o responsável pelo planejamento estratégico do Vicariato para a Comunicação Social, João Mariano, a ideia de reestruturar a comunicação da Arquidiocese se iniciou com a chegada da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, na Cidade Maravilhosa. 


— Com o advento da JMJ Rio2013 detectou-se essa necessidade de reestruturar os meios de comunicação da Arquidiocese, que, desde já, se preparam para desenvolver e trabalhar esse novo formato de integração dos meios, compondo, assim, o Sistema Redentor de Comunicação. Ele será lançado oficialmente ainda este ano, com logomarca, estratégia, plano de comunicação e divulgação, entre outras coisas que estamos pensando para esta nova infraestrutura, disse.


Durante a apresentação, Dom Orani destacou o objetivo do novo regimento interno do Vicariato para a Comunicação Social e Cultura.


— Durante um longo período, com muitas reuniões, nós paramos para pensar um pouco sobre a comunicação da Arquidiocese. Com todas as estruturas que nós temos e com tantas pessoas capacitadas, profissionais com muitas ideias, buscamos uma nova estrutura para trabalharmos ainda mais em conjunto. Estamos numa época em que somos chamados a ter um pouco mais de articulação, trabalhando em comum e aproveitando todas as forças para termos mais presença e mais resultados naquilo que nós fazemos. Nosso objetivo foi criar, a partir daquilo que nós já temos, um sistema de comunicação que completasse um pouco o trabalho dos veículos e desse uma visão geral de tudo aquilo que nós temos na Arquidiocese, tanto no que diz respeito à comunicação quanto à cultura; de tal maneira que haja certa articulação entre todos esses meios e que, futuramente, possamos alcançar novos sonhos e objetivos, afirmou Dom Orani.


O Vigário Episcopal para a Comunicação Social destacou a importância da visão de comunicação que tem o Arcebispo para a reestruturação da comunicação arquidiocesana e ressaltou que aquilo que deve ser emitido por todos os meios da Arquidiocese é a Pessoa, a Palavra e o Testemunho de Jesus Cristo. 

— Agradeço imensamente ao nosso Arcebispo, tendo em vista que ele, no seu pastoreio, na sua missão, consegue, diante de tantos trabalhos, ter um olhar específico sobre o fenômeno da comunicação, reconhecendo-a como um elemento importante no processo evangelizador, e, ao mesmo tempo, como uma realidade que precisa também estar aberta a novas propostas, sejam elas tecnológicas, sejam ideológicas. (...) Nós temos uma “filosofia-teologia” de trabalho, nós somos a comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro e nós não comunicamos esse ou aquele setor, mas comunicamos Jesus Cristo e este é o nosso principal objetivo, concluiu Cônego Marcos William.

Nenhum comentário: