SEJA BEM VINDO

domingo, 14 de outubro de 2012

12ºVIGÍLIA DOS JOVENS ADORADORES - "EU NASCÍ PARA DAR CERTO"

Por: Nice Affonso - Portal da Arquidiocese


Na noite de 12 de outubro, data em que se celebra a Padroeira do Brasil e Patrona da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) — Nossa Senhora Aparecida —, o consagrado da Comunidade Canção Nova Adriano Gonçalves lembrou aos jovens que é preciso ser protagonista da própria vida, vivendo-a em abundância, conforme o desejo de Deus, durante a 11ª Vigília dos Jovens Adoradores, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana, no Centro do Rio.

O encontro que acontece sempre a cada segunda sexta-feira do mês, com transmissão ao vivo pela WebTv Redentor, nesta oportunidade abordou o tema da JMJ de 1993: "Que todos tenham vida e vida em abundância" (Jo 10,10), que aconteceu em Denver, nos EUA. Com uma abordagem totalmente dinâmica e interativa, a mensagem apresentada por Adriano tocou o coração dos rapazes e moças sobre o verdadeiro sentido da vida. Ao recordar que o então Papa João Paulo II reforçou o ensinamento bíblico de que Cristo é vida, ele questionou sobre o que cada um vem fazendo com o dom mais precioso que Deus concedeu:

— O que você tem feito com a vida que Deus te deu? (...) Você foi feito não para ser mais um, mas para fazer a diferença. (...) Você pode e deve ser o protagonista da sua própria vida, e não ser alguém que deixa a vida te levar, advertiu.
  
O consagrado abordou as situações de morte que costumam habitar o coração humano e testemunhou com a própria vida a importância de enfrentar as questões humanas, relativas também à afetividade e sexualidade, com a postura de quem tem fé e sabe que é filho de Deus, e por isso sabe que é precioso e importante:
 — É preciso vir para fora! Deus hoje quer ressuscitar os vivos! Você tem jeito, sim! (...) E assim como Deus está fazendo com você, ele se utiliza do pretexto da JMJ para fazer o mesmo com tantos e tantos jovens... Hoje, Deus te convenceu de que você nasceu para dar certo... E lembre que ele nos escolheu para também convencer a outros disso, pediu Adriano.
 Este belo momento de pregação da Palavra de Deus teve seu desfecho com uma dinâmica, por meio da qual os jovens puderam também interceder pelas pessoas que traziam no coração, seguida por um momento especial de adoração ao Santíssimo Sacramento.
  
A vigília teve início às 22h30, com missa presidida pelo Vigário Episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes. O Vigário Episcopal Urbano e pároco de Sant´Ana, Padre José Laudares, e os padres que atuam no Comitê Organizador Local (Col) da JMJ Rio 2013 Renato Martins e Arnaldo Rodrigues concelebraram.

Dom Roberto lembrou a beleza do momento que a Igreja vive, que é de muita festa pelos 50 anos do Concílio Vaticano II e 20 anos do catecismo, e que dá a oportunidade a todos os fiéis de aprofundamento da fé, conforme o decreto do Papa Bento XVI para o Ano da Fé, e convida à missionariedade:

— Não podemos ficar acomodados com “conversão pequena”, ela tem que ser ampla, envolver todo o nosso ser, enfatizou o abade.
  
A noite contou ainda com momentos de oração, animação, testemunho e um breve relato sobre a história de Nossa Senhora Aparecida, com cantos e orações à Patrona da JMJ Rio 2013.





























* Fotos: Victor Gonzalez

Nenhum comentário: