SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Lançamento do Ano da Fé no Regional Leste 1



Pela primeira vez no Rio, rádios, tvs e webs católicas estarão unidas em transmissão

Neste sábado, 27, será a abertura oficial do ANO DA FÉ no Regional Leste I da CNBB, com uma Santa Missa, às 9h, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. O Presidente do Regional e Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Missa, que será concelebrada pelos bispos das arquidioceses e dioceses que compõem o Regional: arquidioceses do Rio de Janeiro e Niterói, dioceses de Caxias, Nova Iguaçu, Barra do Piraí-Volta Redonda, Valença, Itaguaí, Petrópolis, Nova Friburgo, Campos e Administração Apostólica São João Maria Vianney.

Na ocasião, os bispos estarão reunidos em assembleia pastoral, com representantes das comissões pastorais que compõem o regional e coordenadores do setor juventude. A assembleia terá início às 12h do dia 26 e terminará às 12h do dia 27. A temática deste ano será a evangelização da juventude no estado do Rio de Janeiro e a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

O Papa Bento XVI proclamou o ANO DA FÉ, com a Carta Apostólica PORTA FIDEI – A porta da fé, em 11 de outubro de 2011. Este teve início oficialmente no dia 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, em cerimônia presidida pelo Papa Bento XVI, na Praça de São Pedro, em Roma. Terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de novembro de 2013. Também em 11 de outubro passado, foi celebrado os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo Beato Papa João Paulo II, com o objetivo transmitir a todos os fiéis a força e a beleza da fé.

No transcorrer do Jubileu do início do Vaticano II, o ANO DA FÉ quer ser para os cristãos uma ocasião para meditarem a aprofundarem o conteúdo da fé cristã e católica e, ao mesmo tempo, possibilitar uma leitura aprofundada das Constituições, Decretos e Declarações promulgados por Paulo VI e os Padres conciliares, em vista da Nova Evangelização.

Dom Orani, em reunião com os coordenadores da Pastoral da Comunicação das dioceses que compõem o regional, destacou aspectos importantes a serem vividos durante o ANO DA FÉ:

“O primeiro é o convite a uma transformação pessoal, pois o Papa convida o católico a mudar de vida, a rever a caminhada. Depois tem o aspecto do aprofundamento do conhecimento, ou seja, do estudo do Catecismo da Igreja, de saber o porquê da sua fé, as razões da sua fé. Por fim, utilizar os meios de comunicação rádio, televisão, webtvs, jornais, revistas, folhetos, redes sociais, para divulgar aquilo que nós queremos anunciar às pessoas e aprofundar. Precisamos viver a fé além da vida pessoal. Transmiti-la é dar testemunho também pela presença na sociedade. E não podemos esquecer a Jornada Mundial da Juventude, um dos eventos oficiais do ANO DA FÉ, que constitui um especial convite para essa grande renovação”, disse.

Nenhum comentário: