Na noite desta quinta-feira, terceiro dia da novena de Sant’Ana, Padre Anísio Teixeira presidiu a celebração junto com Padre José Laudares, Padre Egidio Doldi, Padre Nelson Rabelo, Padre Macione (capelão da Marinha). A novena contou com a animação da caridade social e da Pastoral do Batismo e teve a presença do coordenador vicarial dos Mesc. Jefferson
Logo no início da celebração, Padre Anízio, lembrou que o batismo é a porta de entrada para a nossa fé:
- quando somos batizados o sacerdote pergunta: o quereis da Igreja? Ao qual respondemos, a fé.
Convidou a todos a molhares os dedos na bacia, representando a pia batismal, e assim, traçando o sinal da cruz, para “acordar” a nossa fé.
Ressaltou que sempre é necessário sempre agradecermos à Deus por tudo: pela nossa vida, pela nossa fé, pela participação na festa de Sant’Ana. Em tudo é bênção e Graça de Deus.
Lembrou que nos dias anteriores, a novena nos recordou os pontos principais:
- Nossa arquidiocese vive o momento de preparação para a JMJ. Vivemos o ano da Graça.
- A nossa fé começa no Batismo: Fé traz salvação. Sant’Ana nos ensina que Jesus Cristo é a porta de entrada da nossa fé.
O padre ainda alertou sobre o chamado de Deus:
- “ Vinde a mim todos os que estão cansados, pois Eu vos aliviarei. Vinde a Mim!” enfatizou.
Com as palavras de São Paulo, fortaleceremos nossa fé:
- “ Quando estou fraco, é que sou forte
Jesus é o nosso porto seguro. É a bússula correta que nos orienta para o rumo certo...
Um dos pontos altos da celebração foi a bênção do pão, trazido por todos e colocado num grande sexto. A quantidade de pães foi tão grande, que não houve espaço suficiente para todos os pães:
- assim como na multiplicação do pão, a comunidade reunida se alimenta do pão espiritual para que o pão material nunca falte em nossa mesa.
A nossa fé nunca deve ser abalada. Temos Jesus Cristo e todos os santos e santas, assim como Sant’Ana que nos fortalece.
- “ Quem nos separará do amor de Cristo? Se Ele é por nós, quem será contra nós?
Padre José convidou a todos trazerem, neste quarto dia da novena, a imagem de Sant’Ana para ser abençoada, assim como terços, medalhas. Anunciou a presença do Padre Gleuson e dos paroquianos da Igreja de São Joaquim, no Estácio:
- É São Joaquim visitando sua esposa Sant’Ana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário