SEJA BEM VINDO

terça-feira, 10 de julho de 2012

Homenagem a Dom Eugenio de Araujo Sales

Este vídeo é uma homenagem ao Cardeal Dom Eugenio Sales e foi exibido na missa em ação de graças por ocasião dos seus 90 anos. A missa foi presidida pelo Arcebispo do Rio Dom Orani Tempesta no dia 6 de novembro de 2010.




Biografia e Trajetória eclesiástica

Dom Eugenio de Araujo Sales nasceu na cidade de Acarí, Rio Grande do Norte, no dia 8 de novembro de 1920, filho do Desembargador Celso Dantas Sales e de Josefa de Araujo Sales.
Em 1936, quando era Bispo de Natal Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, ele ingressou no Seminário Menor de São Pedro. Após o Curso de Humanidades, foi enviado ao Seminário Maior da Prainha, em Fortaleza, Ceará, onde permaneceu de 1937 a 1943.

Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 16 de março de 1943. Na manhã do dia 21 de novembro do mesmo ano foi ordenado sacerdote por Dom Marcolino na antiga Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, e celebrou a primeira missa por ocasião da festa da padroeira com a homilia proferida por Monsenhor Paulo Herôncio.

No início do seu ministério sacerdotal recebeu a nomeação para Coadjutor da Paróquia de Nova Cruz e Capelão do Colégio Nossa Senhora do Carmo. Em 1944, transferido para Natal, foi designado Capelão do Colégio Marista, Diretor Espiritual e Professor do Seminário São Pedro.

Com apenas 33 anos, em 1954, foi nomeado Bispo Titular de Tibica e Auxiliar de Natal pelo Papa Pio XII. Sua sagração ocorreu a 15 de agosto de 1954 na Igreja Matriz do Alecrim, em Natal. O Arcebispo do Maranhão, Dom José de Medeiros Delgado foi o sagrante; consagrantes, os Bispos de Mossoró e Caicó, Dom Eliseu Simões Mendes e Dom José Adelino Dantas.

Em virtude da saúde frágil do Arcebispo de Natal, Dom Eugenio Sales é nomeado Administrador Apostólico “sede plena” em 6 de janeiro de 1962. Em 1964, é também nomeado Administrador Apostólico “sede plena” da Arquidiocese de Salvador, tomando posse às 15h do dia 30 de agosto no Palácio da Sé. Até a posse de seu sucessor em Natal, Dom Nivaldo Monte, em 1965, permanece no governo das duas dioceses.

No dia 29 de outubro de 1968, foi nomeado pelo Papa Paulo VI como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.

No período em que esteve em Salvador, Dom Eugenio foi o criador das Comunidades Eclesiais de Base, da Campanha da Fraternidade e do Movimento de Educação de Base. Foi também um dos primeiros a implantar o Diaconato Permanente na Igreja no Brasil. No tempo da Ditadura Militar, realizou, em segredo, diversas ações em prol do abrigo a perseguidos políticos.

Datada de 28 de março de 1969 é a carta na qual o Papa Paulo VI comunica oficialmente a escolha de Dom Eugenio Sales para o Colégio Cardinalício. Durante o Consistório realizado entre os dias 28 de abril e 01 de maio do respectivo ano, é criado Cardeal Presbítero. Chegou a ocupar cargos em onze congregações no Vaticano.

Em 13 de março de 1971, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro pelo Papa Paulo VI, função que exerceu até 2001, quando sua renúncia foi aceita, aos 80 anos de idade. Em 22 de setembro de 2001, passa o governo da Arquidiocese do Rio a dom Eusébio Oscar Scheid.

Sua atuação teve como inspiração o seu lema episcopal, fundamentado na Carta de São Paulo aos Coríntios: "Impendam et Superimpendar" (2 Cor 12,15): “De muito boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”.

Atualmente, era o Cardeal mais antigo do Brasil. Seus números: 91 anos de vida, 69 de sacerdócio, 58 de episcopado e 43 de cardinalato. Durante seu episcopado ordenou 215 sacerdotes e sagrou 22 bispos.

Nenhum comentário: