SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 20 de julho de 2012

4º DIA DA NOVENA DE SANTANA - ENCONTRO DE SANT'ANA E SÃO JOAQUIM

No quarto dia da Novena de Sant’Ana, Padre Gleuson presidiu a novena com os Padres José Laudares, Padre Egidio Doldi, Padre Nelson Rabelo e Padre Anísio Teixeira.

O Santuário ficou lotado de pessoas da comunidade de Sant’Ana e paroquianos de São Joaquim. Padre José Laudares saudou Padre Gleuson e a comunidade de São Joaquim, declarando que, nos 20 anos em que ele atua em Sant’Ana, nunca havia tido um encontro dos dois esposos: Sant’Ana e São Joaquim. Para o sacerdote, esta prática de unir as duas paróquias que celebram os avós de Jesus devem ser vivenciadas para sempre.

Padre José ressaltou a questão de, assim como Jesus nos deu Maria para nossa mãe, também nos dá sua avó Sant’Ana e seu avô Joaquim. E como é gostoso receber o carinho da avó! Alertou para o carinho e a preocupação que devemos ter para com a nossa família, levando sempre os ensinamentos de Jesus:

- “ Eu quero misericórdia, e não sacrifícios...!

Sejamos compreensivos, carinhosos, misericordiosos, acolhedores em nossa família e na sociedade. E nunca julguem ninguém!

Padre Gleuson lembrou que Jesus foi recebido em um lar: pai, mãe, avô e avó. Uma casa e um lar abençoado!

Joaquim e Sant’Ana formaram almas santas com a “sabedoria dos anciões”.

Quando, na formação do caráter e personalidade, recebemos sempre algum conselho vindo de algum idoso e muitas vezes esquecemos dos muitos que passaram por nós semeando sabedoria. De alguma forma são nossos amigos. Nos trazem sabedoria.

Celebrando o Dia do Amigo, amigo é algo sagrado e precioso: Quantos sabem o valor da amizade?

Padre Gleuson contou histórias da sua infância, quando já despertava a vocação para o sacerdócio. Com medo da reação contrária de seus pais, limitava-se a conversar sobre este assunto com uma senhora, vizinha de rua, que ficava sentada no portão de sua casa, por causa de um sério problema nas pernas, que não a deixava caminhar. Sempre que Gleuson saia para ir à Igreja ela dizia: “Vá e reze por mim”. Carinho de ancião, os olhos desta senhora já enxergavam o futuro sacerdote que hesitava em revelar seus medos. Esta senhora então sempre repetia: “ Se é coisa de Deus, vai acontecer” dando a força que tanto precisava.

Assim também pouco se sabe de Sant’Ana e São Joaquim, a não ser pelos livros apócrifos. Mas sabemos que eram avós de Jesus. Só por isso já valia...

Padre Gleuson comentou a preocupação com a realidade dos idosos nas família. Vivenciou em tempos de Natal e Ano Novo, família entregando idosos nos asilos, com o argumento de não poder cuida-los.

- “O ancião é o símbolo da sabedoria!”

Vamos amar, cuidar dos nossos idosos. Temos a família de Jesus como referencia para nossa casa.

Conclamando a comunidade a repetir bem alto:

- Precisamos reaprender a ser família! Precisamos reaprender a ser família!

No final, Padre Gleuson passou com o Santíssimo Sacramento por todo o santuário. Com as luzes apagadas, Jesus parecia flutuar no meio das pessoas.

Após a bênção do Santíssimo, houve a aspersão de água benta sobre todas as imagens e medalhas trazidas pelos paroquianos.






























Acompanhe mais fotos em: Facebook Ecos de Santana

Nenhum comentário: