SEJA BEM VINDO

sábado, 28 de maio de 2011

PARÓQUIAS SE ORGANIZAM NA CONFECÇÃO DO TAPETE PARA A FESTA DE CORPUS CHRISTI

Mais de 30 representantes paroquiais estiveram reunidos na manhã deste sábado, 28 de Maio, para a grande organização dos tapetes para Corpus Christi, que este ano será no dia 23 de Junho. Na direção do encontro, Padre Júlio Cezar da Paróquia de Santo André no Caju, Padre Sérgio Ricardo da paróquia São Bartolomeu, no Itanhangá, Padre Renato Martins da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antonio de Lisboa, na Taquara e Adriana Mayrink, paroquiana com grande prática neste trabalho.

Padre Renato informou que apesar de nossa arquidiocese ter mais de 260 paróquias, o vicariato oeste intensifica a festa do corpo de Deus em sua própria região. Para os mais de 500 metros de tapete a serem confeccionados na Av. Chile, foram divididos em tamanho 2m x 3 m onde totaliza 180 quadros. O sacerdote lembrou da dificuldade de colocar materiais leves porque na região da Catedral o vento é muito forte.

Adriana alertou a necessidade urgente de angariar materiais como sal grosso, corante, pó de café (já usado), milharina, tampinhas de garrafas pet, festão.... Para isso é necessário envolver toda a comunidade.

- É preciso montar equipe de confecção, equipe de transporte, de guarda, do desenho, isto envolve um grande número de pessoas e o resultado de ver o Santíssimo passando pelos tapetes, é gratificante e fortalecedor(...)

Segundo informações da equipe de Sant’Ana, que confecciona o tapete todos os anos, para um quadro de 2 x 3, seriam necessários aproximadamente 200 a 300 kg de sal grosso. Isto equivale ao total de 54 toneladas de sal grosso necessários para todo o corredor. A proporção diminue com o uso de outros materiais como serragem, tampinhas, pétalas de flores,etc.

Dentre as paróquias presentes estava a Comunidade Shalom, Movimento de Vida Cristã, Pastoral da Juventude, Comunidade Mãe do Santíssimo Sacramento.

O próximo encontro ficou marcado para o dia 18 de Junho, sábado da semana Eucarística, no mesmo local na Igreja de Sant’Ana.

Padre Renato Martins
Padre Júlio César e Padre Sergio Ricardo



Adriana e Padre Renato Martins
Pastoral da juventude participando




Nenhum comentário: