SEJA BEM VINDO

domingo, 29 de maio de 2011

Novos Crismados

Na Celebração Eucarística realizada na Paróquia de Sant´Ana às 10h do dia 29 de maio, três adultos receberam o Sacramento da Confirmação, a Crisma. Presidida pelo Vigário Episcopal Urbano e pároco da comunidade, Padre José Laudares, e concelebrada pelo Vigário Paroquial, Padre Nelson Rabello, a cerimônia também marcou o encerramento do mês de Maria.

Os crismandos Lindinalva de Jesus, de 58 anos, Jucimar de Oliveira, de 48, e Hassan Ferreira Jdid, de 38, foram inicialmente apresentados à comunidade e calorosamente acolhidos por uma salva de palmas. Lindinalva e Jucimar, além da Crisma, também receberam pela primeira vez a sagrada comunhão. A iniciação cristã de adultos na igreja é coordenada pela catequista Lúcia Helena Perdeils, que também acompanhou a celebração.

Em sua reflexão, o Vigário Episcopal recordou que está é a última semana do Tempo Pascal, o que nos leva a um misto de alegria e de saudade, uma vez que é o próprio Jesus que pede aos discípulos que se alegrem porque ele vai para o Pai, ao mesmo tempo em que afirma permanecer com eles.

- Enquanto homem, ele vai para o Pai, mas deixa o Espírito Santo conosco. Basta que guardemos seus mandamentos, ensinou.

Padre José destacou como os discípulos testemunhavam com alegria, apesar das dificuldades e de toda a perseguição que sofriam. Para os discípulos, todos os milagres e conversões que presenciavam eram o principal motivo de estímulo para a superação.

Explicando o ritual da Crisma, o pároco mostrou que assim como os discípulos, o padre, juntamente com toda a comunidade, invoca o Espírito Santo, para em seguida impor as mãos sobre os crismandos, para que eles recebam os sete dons do Espírito e assim possam vivem com sabedoria, inteligência, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus.

Padre José também lembrou as dificuldades pelas quais passamos diariamente. Mas que esses sofrimentos acontecem pelas manchas do pecado e que Deus assim permite. E como Deus permite, devemos aceitá-los sem revolta. Mesmo sofrendo, devemos fazer o bem e não fazer o mal.

- Certamente, ao optar por fazer o mal, as dificuldades e sofrimentos seriam muito piores, explicou.

Para encerrar, o vigário episcopal disse que devemos sempre nos lembrar de Maria para superar e passar por todas as dificuldades e sofrimentos, uma vez que Maria é exemplo de aceitação dos planos de Deus. E como maio é o mês de Maria, devemos também renovar a consagração a Nossa Senhora, que é a pessoa mais importante após o Cristo.

Ao final da celebração, Marcos Arzamendia, membro da Pastoral da Comunicação, lembrou a todos que no dia 5 de junho será comemorado o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais e a Arquidiocese do Rio, em parceria com várias outras Dioceses, propõe que todos os católicos enviem através das redes sociais da Internet, como Facebook, Orkut e Twitter, mensagens bíblicas com o objetivo de criar uma grande rede de evangelização. Para que seja possível uma identificação foi definido que ao término de cada mensagem enviada seja usada a expressão #redecatolica.

Nenhum comentário: