SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 4 de maio de 2011

“Dia C da Evangelização”: mobilizar mídias sociais



O “Dia C da Evangelização”, na próxima quinta-feira, 5 de maio, promete um twittaço entre os católicos. A data, em comemoração ao Dia Nacional da Comunicação, será celebrada com mensagens cristãs nas principais mídias sociais. A campanha é também um ensaio para a celebração do 45º Dia Mundial da Comunicação, neste ano comemorado em 5 de junho.

A iniciativa pastoral, promovida pela Arquidiocese do Rio, pretende mobilizar especialmente a juventude, de forma que pelo Orkut, Twitter, Facebook e outros cada católico se comprometa a levar a Palavra de Deus ao mundo pela Internet, sem abrir mão da criatividade e ousadia que os novos aparatos tecnológicos possibilitam. A campanha pode ajudar a formar uma identidade católica no mundo virtual.

— Pensamos não em “Dia D”, mas em “Dia C” exatamente para dar ênfase à “Comunicação Católica de Cristo”. Nosso objetivo é levar todos aqueles que fazem parte do nosso dia a dia no mundo virtual a terem pelo menos um breve contato com a mensagem do Evangelho. Especialmente o jovem, que utiliza bastante essas novas mídias, é convidado a atuar como protagonista da evangelização nas redes sociais, explicou o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), Padre Márcio Queiroz.

O Twitter terá uma grande importância para a campanha. Para que a comunicação nesta rede aconteça de maneira sincronizada, o assessor para mídias sociais da Arquidiocese, Padre Jefferson Gonçalves de Araújo, sugere o uso, ao final de cada mensagem, do hashtag “#ComunicarEvangelizando” - inaugurado especialmente para o "Dia C da Evangelização".

— É fundamental que aqueles que queiram se unir a nós na campanha usem o hashtag e estejam dispostos a comunicar suas mensagens pessoais e também a retuitar. Especialmente nesta data, retuitar será como um ressoar da Palavra de Deus, explicou o Padre Jefferson.

O Assessor para mídias sociais destacou ainda a importância de não esquecer das mensagens no Orkut, no Facebook, no MSN e onde mais a pessoa estiver conectada.

— É um dia especial para a comunicação católica. Todo o nosso investimento, preparando mensagens, com certeza produzirá frutos, ainda que não saibamos, porque, como a gente aprende com a Bíblia, “a Palavra de Deus não volta sem produzir o seu efeito”, lembrou Padre Jefferson.

O Dia Nacional das Comunicações foi escolhido em homenagem ao nascimento, em 1865, do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono das comunicações do Brasil.

Nenhum comentário: